PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: LIVIA MARIA DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA MARIA DA SILVA SANTOS
DATA: 21/02/2022
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA DISCRIÇÃO GERENCIAL DOS CEOs NO DESEMPENHO SOCIAL CORPORATIVO: UMA ANÁLISE NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3
PALAVRAS-CHAVES: Teoria dos Escalões Superiores; Discrição Gerencial; Desempenho Social Corporativo; B3.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A Teoria dos Escalões Superiores argumenta que os executivos tomam decisões nas organizações baseadas na sua interpretação da realidade, sendo essa interpretação derivada das suas crenças, valores, traços de personalidade e processos cognitivos. Suas características pessoais, portanto, podem afetar o desempenho das empresas, inclusive o desempenho social corporativo, tendo em vista as escolhas estratégicas feitas. Tal influência, no entanto, pode ser habilitada ou limitada por causa do ambiente de tarefas e do ambiente interno das organizações, assim como das próprias características individuais do CEO. Neste sentido, a presente tese tem como objetivo verificar quais fatores da discrição gerencial dos CEOs influenciam o desempenho social corporativo das empresas listadas na B3. Para tanto, foram utilizadas as Demonstrações Financeiras Padronizadas, Formulários de Referência, Relatórios de Sustentabilidade e/ou Anuais, publicados pelas empresas, no período de 2016 a 2020, a fim de coletar, por meio da análise de conteúdo, os dados relacionados ao desempenho social corporativo e, posteriormente, de modo a gerar um índice multidimensional, utilizou-se a análise fatorial exploratória. De modo a testar as hipóteses relacionadas à discrição gerencial, utilizou-se a análise de regressão com dados em painel de efeitos fixos com robustez. Os resultados da pesquisa mostram que, do fator do ambiente de tarefas, apenas o crescimento do mercado influencia o desempenho social corporativo, porém de forma negativa; do ambiente organizacional, as variáveis tamanho e idade da empresa se mostraram significantes estatisticamente, de forma positiva; e das características do CEO, a dualidade apresentou relação positiva com o desempenho social corporativo. Verificou-se, ainda, que todas as variáveis demográficas do CEO influenciam o desempenho social corporativo, sendo o sexo e a educação de maneira positiva, e a idade e a experiência, de maneira negativa. Esta tese objetiva contribuir com a literatura da Teoria dos Escalões Superiores, da discrição gerencial e da responsabilidade social corporativa, não só no âmbito, mas também no internacional.
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo à Instituição - DARCI SCHNORRENBERGER