PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALEX FERREIRA LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX FERREIRA LOPES
DATA: 25/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: O TOM DE DIVULGAÇÃO NARRATIVA SOB A ÓTICA DA TEORIA DO ALTO ESCALÃO: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Análise Textual; Características dos CEOs; Disclosure Narrativo; Teoria do Alto Escalão.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores-chave do tom de divulgação narrativo contido nos press releases das empresas de capital aberto no brasil sob a perspectiva das características de seus respectivos CEOs, com base na Teoria do Alto Escalão. Para tanto, foi utilizada análise textual computadorizada, usando a metodologia bag-of-words, com intuito de se mensurar a frequência das palavras de tom positivo e negativo dos relatórios analisados para se formar as variáveis dependentes da pesquisa. As características dos CEOs e demais variáveis da pesquisa, que não financeiras, foram coletadas por meio de documentos entregues à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mais especificamente nos Formulários de Referência. Informações financeiras foram coletadas por meio da base de dados Thomson Reuters e Economatica. A amostra final contou com 1303 observações-ano durante o período 2011 - 2020 e a análise final das variáveis, foi feita por meio de regressões por mínimos quadrados ordinários (OLS). Os resultados apontaram associação significativa entre as variáveis de interesse e explicativas, mas com sinal invertido. Ao contrário do que prega a literatura, as variáveis de características dos CEOs como idade, expertise financeira e executivo do gênero feminino não apresentaram associação inversa com o tom de divulgação narrativa dos relatórios de resultado das empresas. Todavia, mecanismos de Governança Corporativa, como independência do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria, se mostraram como fatores importantes na determinação do tom positivo dos press releases das empresas da amostra. Além disso, também foi evidenciado que CEOs com traços narcisistas são mais propensos a evidenciar um tom mais otimista em relação àqueles que não possuem essas características.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADILSON DE LIMA TAVARES
Externo à Instituição - ANAILSON MARCIO GOMES
Presidente - 1526402 - WENNER GLAUCIO LOPES LUCENA