PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: DÊNER MATHEUS DA SILVA VIANA

DISCENTE: DÊNER MATHEUS DA SILVA VIANA
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
TÍTULO: USO DO BIG, SAFE DIVIDENDS PARA A FORMAÇÃO DE CARTEIRAS DE AÇÕES NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DIVIDEND INVESTING
PALAVRAS-CHAVES: Big, Safe Dividends; Dividend investing; Estratégia de Investimentos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O estudo teve o objetivo de investigar a eficiência do Big, Safe Dividends (BSD) como estratégia de investimentos para a formação de carteiras de ações vencedoras no mercado brasileiro de ações. O Big Safe Dividends é um indicador desenvolvido por Carlson (2010) que permite a criação de ranking das empresas a partir de 9 filtros financeiros que refletem seus fundamentos, e ainda sua capacidade de pagar dividendos grandes e seguros. Nesse sentido, formou-se carteiras de ações a partir dessa metodologia de seleção de ativos, adaptada com base no contexto do mercado de ações brasileiro. Vale destacar a adaptação dos filtros ao mercado brasileiro, utilizou-se apenas 9 (nove) dos 10 (dez) filtros sugeridos originalmente por Carlson (2010). Isto é, o filtro “Crescimento de Longo Prazo” foi excluído, pois grande parte das empresas não são acompanhadas por analistas. Pois entende-se que o mercado de ações brasileiro não é tão maduro quanto em países desenvolvidos. Para a coleta dos dados, utilizou-se a base de dados da Economática. Em seguida, foram formadas carteiras com 10, 15 e 20 ativos para uma maior flexibilização de escolha de ações para estratégia de investimento e rebalanceadas a cada ano entre 2010 e 2019. Acrescenta-se que, o estudo realizou uma análise sobre a possível geração de Alfa dos portfólios formados. Os resultados demonstram que todas as carteiras formadas pelo BSD apresentaram retornos superiores aos principais índices do mercado brasileiro (Ibovespa, Índice de Governança Corporativa e IBRx100) exceto ao índice de dividendos (IDIV), sendo a carteira formada pelo ranking de 15 ativos a estratégia que obteve maior retorno acumulado ao final do período analisado. Com o intuito de avaliar e explicar o retorno anormal pelas carteiras, esta pesquisa utilizou o modelo de precificação de ativos de cinco fatores sugeridos por de Fama e French (1992, 1993), Cahart (1997) e Amihud (2002). Os resultados encontrados indicam que o fator “dividendos” representados pelas carteiras formadas pelo BSD (15 e 20 ativos) explicam os retornos das ações no Brasil, apresentando uma relação positiva e significativa com o Ibovespa, principal índice de ações do mercado brasileiro. Adicionalmente, as carteiras formadas pelo ranking de 10, 15 e 20 ativos conseguiram gerar Alfa ao nível de 1% de significância. Os resultados sugerem que é possível a obtenção de retornos anormais no Brasil por meio de uma estratégia baseada no dividend investing. Dessa forma, o estudo contribui ao apresentar uma metodologia alternativa e adequada com a realidade prática de um investidor, especialmente, ao investidor de empresas de dividendos, diferenciando-se das pesquisas anteriores que não exploraram tais questões. Além disso, reforça para os usuários da informação contábil a utilização de critérios sólidos e confiáveis para seleção de ações para compor carteiras, uma vez que já estão testados empiricamente, e por conseguinte, podem assegurar um melhor desempenho. Inclusive, o uso de vários indicadores evita que os investidores caiam em armadilhas, como os dividendos não recorrentes ou dividend yield alto ocasionado por queda no preço da ação, isto é, em razão de perda de fundamentos. Logo, os participantes do mercado de ações em geral poderão se utilizar dos resultados para fundamentar suas teses de investimento e tomar as melhores decisões.
Presidente - 794.360.485-72 - LAURO VINICIO DE ALMEIDA LIMA - UFPB
Externo à Instituição - JOSÉ ELIAS FERES DE ALMEIDA