PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARCILENE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILENE PEREIRA DA SILVA
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: A influência dos fatores contingenciais nas práticas de contabilidade gerencial baseadas nos PGCG em cooperativas agropecuárias brasileiras.
PALAVRAS-CHAVES: Prática de Contabilidade Gerencial; Teoria da Contingência; Princípios Globais de Contabilidade Gerencial; Cooperativas Agropecuárias.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A contabilidade gerencial tem buscado atender as carências dos gestores, aprimorando suas práticas, neste sentido o CGMA elaborou um projeto no qual foram apontados os PGCG, cujo objetivo é guiar as práticas de contabilidade gerencial auxiliando no aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão, no entanto faz-se importante destacar que, as práticas de contabilidade gerencial podem sofrer influências de diversos fatores, que escapam ao domínio das organizações e de seus gestores, essa premissa é abordada pela teoria da contingência. Diante disso, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a influência dos fatores contingenciais “ambiente, estratégia, tecnologia e cultura organizacional” nas práticas de contabilidade gerencial baseadas nos PGCG em cooperativas agropecuárias brasileiras. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo survey, o qual fez uso de um questionário estruturado para coleta dos dados. O estudo foi desenvolvido a partir de 67 cooperativas agropecuárias brasileiras vinculadas ao sistema OCB. As variáveis abordadas neste trabalho foram fatores contingenciais: ambiente, estratégia, tecnologia e cultura organizacional e as práticas de contabilidade gerencial com base nos PGCG. No tocante aos procedimentos de análise de dados, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e análise de correlação de Spearman. Os resultados desta pesquisa apontam forte correlação entre os fatores contingenciais versados no estudo e as práticas de contabilidade gerencial baseadas nos PGCG, que grande parte das variáveis apresentou correlação positiva, quando uma variável aumenta a outra tende a aumentar em proporção semelhante e para outras variáveis essa correlação foi negativa, demonstrando que as variáveis atuam em sentidos opostos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo ao Programa - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Presidente - 1353967 - RENATA PAES DE BARROS CAMARA