PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: SERGIO GOUVEIA SANTOS

DISCENTE: SERGIO GOUVEIA SANTOS
DATA: 09/12/2022
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E OS FATORES DETERMINANTES DOS CUSTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Resultados; Escolhas Contábeis; Custos Assimétricos; Fatores Determinantes.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a associação entre os fatores determinantes dos custos assimétricos e o gerenciamento de resultados por accruals discricionários e atividades reais em companhias brasileiras de capital aberto, no período de 2010 a 2021, utilizando uma amostra de 134 empresas não financeiras, distribuídas entre 9 setores econômicos da [B]3 – Brasil, Bolsa, Balcão, com dados contábeis coletados no Economática© e no sítio eletrônico da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Inicialmente, por meio do modelo de Anderson, Banker e Janakiraman (2003), constatou- se um comportamento assimétrico dos custos para a amostra e período delimitados, identificando que os custos variam em 0,78% para variações positivas de 1% na receita líquida de vendas e apenas em 0,66% para reduções de 1% da receita. Em seguida, foi estimado um vetor comum que reúne fatores determinantes da assimetria dos custos apontados pela literatura de comportamento dos custos. Assim, com o uso de dados em painel de efeitos fixos e os modelos Jones Modificado de Dechow, Sloan e Sweeney (1995) e de Pae (2005), verificou-se que a presença dos fatores determinantes afetam positivamente os accruals discricionários quando há um cenário de redução da receita. Em contrapartida, apesar de constatar uma relação negativa, os resultados não foram significativos para o modelo de gerenciamento de atividades reais de Roychowdhury (2006). Ademais, verificou-se que empresas maiores e mais lucrativas estão negativamente associadas ao uso de accruals discricionários, enquanto empresas em crescimento e alavancadas estão mais propensas ao gerenciamento de resultados. Não obstante, foi constatado que a pandemia de covid-19 teve um reflexo positivo nos accruals discricionários, ao passo que afetou negativamente o uso de gerenciamento por atividades reais. Portanto, o estudo contribui com evidências teórico-empíricas de que a presença dos fatores determinantes da assimetria na estrutura de custos da entidade pode incentivar o gerenciamento de resultados em períodos de declínio no nível de atividade, como alternativa para aliviar o impacto negativo dos custos assimétricos no desempenho. Ainda, mostra-se como um indicador para observação e análise de acadêmicos, investidores e demais usuários de mercado que utilizam as informações contábeis em suas decisões.
Externo à Instituição - DANTE BAIARDO CAVALCANTE VIANA JUNIOR
Presidente - 3250952 - LAURO VINICIO DE ALMEIDA LIMA