PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: ALINE ARAÚJO FERNANDES

DISCENTE: ALINE ARAÚJO FERNANDES
DATA: 15/02/2023
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: Barreiras e Facilitadores na Implantação do Business Intelligence para Contabilidade
PALAVRAS-CHAVES: Informações contábeis; Business Intelligence; Teoria de Difusão da Inovação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O estudo teve como objetivo a identificação de como funcionam os fatores classificados como “barreiras” e/ou “facilitadores” durante a implantação de um sistema de Business Intelligence (BI) em uma empresa prestadora de serviços contábeis, por meio da lente da Teoria da Difusão da Inovação. A pesquisa contribui com os profissionais e estudantes da área contábil, apontando atualizações dos procedimentos realizados pela profissão por meio de ferramentas tecnológicas, e contribui com o universo acadêmico ao retratar a realidade da adoção de novos sistemas de informação, identificando por meio da Teoria de Difusão da Inovação, as barreiras e/ou facilitadores que permeiam esse processo. O estudo é objetivista, positivista e qualitativo, tendo seus constructos previamente estabelecidos a partir do estudo de Hornik (2004), e utilizando a Teoria da Difusão da Inovação de Rogers (1983). Utilizou como estratégia a pesquisa-ação. Foram utilizadas evidências primárias compostas por entrevistas semiestruturadas a serem realizadas com os participantes, e um diário de campo. Os participantes da pesquisa foram o proprietário da empresa prestadora de serviços contábeis, o funcionário da empresa prestadora de serviços contábeis e o cliente usuário das informações contábeis, representado pela controller da organização. Os resultados demonstraram os fatores que representaram barreiras e/ou facilitadores influentes em cada uma das etapas do processo de implantação de uma inovação tecnológica contábil. Os facilitadores identificados foram: “abertura para mudanças” e “acesso às informações derivadas da inserção em rede social” na etapa do conhecimento; “necessidade de realização” nas etapas de conhecimento, persuasão e decisão; “persuasão” na etapa da persuasão; “pressão normativa derivada da inserção em rede social” nas etapas de persuasão e decisão; “benefícios ou custos” nas etapas de persuasão, decisão e confirmação; “renda e riqueza” na etapa de decisão; “habilidade de comunicação” nas etapas de implementação e confirmação; “vantagem relativa” nas etapas de implementação e confirmação; “experimentabilidade”, “facilidade ao sistema de distribuição e comunicação” e “empatia” na etapa de implementação; e “compatibilidade” na etapa de confirmação. As barreiras identificadas foram: “impulsos” e “benefícios ou custos” na etapa da persuasão; “persuasão” nas etapas de persuasão e implementação; e “compatibilidade” e “complexidade” na etapa de implementação. Os resultados também demonstraram o processo de seleção e construção de um total de 21 indicadores acerca de liquidez; solvência; composição de capital; recuperabilidade de ativos; representatividade de passivos; representatividade dos custos; representatividade das receitas; gastos com pessoal; e lucratividade. Por fim os resultados trouxeram reflexões sobre o processo de adoção de inovações contábeis, por meio da detecção das seguintes barreiras: ajuste de processos informacionais; processo de aprendizagem dos profissionais de contabilidade; direcionamento dos esforços de profissionais contábeis para as informações contábeis; e geração de informações preditivas.
Externo à Instituição - ALESSANDRA CARLA CEOLIN
Interno - 461.469.894-87 - ANTONIO ANDRE CUNHA CALLADO - UFRPE