PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: CARITSA SCARTATY MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARITSA SCARTATY MOREIRA
DATA: 23/11/2023
LOCAL: Miniauditório II do Bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: OS EFEITOS DAS FONTES E FORMAS DOS NUDGES DE NORMAS SOCIAIS SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DAS EMPRESAS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO CONTÁBIL
PALAVRAS-CHAVES: Nudge. Gerenciamento de Resultados. Profissionais Contábeis.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos das fontes e formas dos nudges de normas sociais sobre o gerenciamento de resultados das empresas no processo de tomada de decisão contábil. Na exploração desta relação, buscou-se fundamentação na literatura que considera o gerenciamento de resultados uma prática agressiva de reportar informação contábil. No contexto das decisão contábil, vários fatores são determinantes do nível de gerenciamento de resultados por parte da gestão e sua equipe, incluindo as normas sociais seguidas pela hierarquia organizacional, seja pelo tom do topo ou pelos pares. Considerando que as normas sociais afetam o comportamento dos tomadores de decisão em relação aos padrões contábeis, utilizou-se dos nudges para orientar os profissionais contábeis em direção a menores níveis de gerenciamento de resultados. Os nudges, também chamados de empurrões, são ferramentas que modificam a arquitetura de escolhas para orientar o comportamento das pessoas, sem afetar significativamente os incentivos econômicos, enquanto preservam a liberdade de escolha. O estudo se classificou como um experimento randomizado do tipo entre sujeitos (between-subject). A análise foi formada a partir de um experimento fatorial 2x2+1, sendo duas condições para a fonte dos nudges (tom do top ou tom dos pares) e duas condições para as formas dos nudges (pop-up ou mensagem fixa) e uma condição de controle, resultando, assim, em cinco grupos. A amostra final foi composta por 362 contadores. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se da estatística descritiva e da Análise de Variância (ANOVA). Para as análises adicionais, especificamente para a mediação entre as variáveis estabelecidas no estudo, foi empregada a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicaram que a presença de nudges de normas sociais, independentemente da fonte e da forma, foi estatisticamente significativa na redução do nível de gerenciamento de resultados em comparação com a ausência desses nudges. Notavelmente, os nudges emitidos pelos líderes na forma de mensagem fixa demonstraram um efeito estatisticamente mais significativo em comparação com outras fontes e formas de nudges. Com os resultados sugerindo um impacto estatisticamente mais significativo do tom do topo na redução do gerenciamento de resultados, uma possível explicação é que, na análise de mediação, apenas os nudges emitidos pelo líder conseguiram ativar efetivamente as normas sociais. Assim, mesmo que os pares transmitam mensagens sobre normas contábeis e exerçam influência sobre a tomada de decisão dos colegas de mesmo nível hierárquico, os participantes podem interpretá-las como refletindo um comportamento típico dos líderes ou que segue a liderança estabelecida pelos superiores hierárquicos. Ao analisar os efeitos entre as fontes e formas dos nudges, sem considerar os participantes que não foram expostos ao nudges, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no gerenciamento de resultado entre os nudges emitidos pelo líder e pelos pares, nem entre as formas de comunicação pop-up e mensagem fixa. Assim, estatisticamente, as duas fontes e formas parecem produzir efeitos semelhantes na redução gerenciamento de resultados, demonstrando a versatilidade da aplicação dos nudges de normas sociais no contexto organizacional. Os resultados desta pesquisa contribuem para a expansão da literatura que busca mecanismos que promovam a qualidade informacional, em especial reduzindo o gerenciamento de resultados. Também contribuem para a verificação dos efeitos da aplicação dos nudges em novo contexto, a tomada de decisão contábil. Em termos práticos, as contribuições abrangem os proprietários e gestores, uma vez que podem utilizar técnicas de intervenções baseadas em normas sociais para influenciar a equipe responsável pela elaboração das demonstrações contábeis. Sugerir a aplicação de nudges de normas sociais no sistema contábil, adaptá-los ao contexto organizacional e testar os efeitos da estrutura hierárquica na comunicação dessas normas sociais, demonstrou o potencial impacto dessa ferramenta na modificação da arquitetura de escolhas no processo decisório dos profissionais contábeis, reduzindo o gerenciamento de resultados.
Externo à Instituição - ANDSON BRAGA DE AGUIAR
Externo à Instituição - GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE LIMA