PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: YAHMANY FONTENELLE ABRAHIM

DISCENTE: YAHMANY FONTENELLE ABRAHIM
DATA: 15/12/2023
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: ALÉM DA MÉDIA: UM ESTUDO SOBRE O EFEITO MANADA NO MERCADO DE AÇÕES DO BRASIL UTILIZANDO A REGRESSÃO QUANTÍLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Finanças Comportamentais; Efeito Manada; COVID-19; Regressão Quantílica
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A pesquisa buscou investigar como a pandemia de COVID-19 impactou o mercado de ações brasileiro em termos de efeito manada. As análises foram feitas utilizando os 100 primeiros dias da pandemia, primeira, segunda e terceira onda. O modelo escolhido para essa análise foi o cross-sectional absolute deviation (CSAD) proposto por Chang; Cheng; Khorana (2000) pois, diferente do cross-sectional standard deviation (CSSD) proposto por Christie e Huang (1995), o CSAD é capaz de detectar o efeito manada em diferentes condições de mercado, seja num cenário de estresse ou em um de estabilidade. As estimações foram feitas por meio da regressão por MQO e pela regressão quantílica. Essa última, além de mais robusta a outliers por utilizar a mediana, permite analisar vários pontos ao longo da distribuição. Ao contrário da regressão MQO que faz suas estimativas apenas pela média da distribuição. A pesquisa se caracterizou por ser documental, descritiva e quantitativa. A amostra contou com 144 empresas listadas na [B]³ no período entre janeiro de 2016 a setembro de 2023. Os resultados apontaram que o efeito manada foi detectado nos primeiros 100 dias da pandemia, se estendendo até o fim da primeira onda. Na segunda e terceira ondas o efeito manada não foi evidenciado. Além disso, o mercado brasileiro também apresentou o comportamento manada tanto para mercados de alta como de baixa, com uma certa tendência para mercados de alta se for considerado o período até o fim da primeira onda da pandemia. Esse último resultado para a primeira onda foi detectado pela regressão quantílica e não por MQO. Na segunda e terceira ondas, não foi evidenciado o efeito manada em condições assimétricas.
Externo à Instituição - CLAUDIA EMIKO YOSHINAGA
Externo à Instituição - NEWTON CARNEIRO AFFONSO DA COSTA