PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANTONIO MARTINS DO NASCIMENTO NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO MARTINS DO NASCIMENTO NETO
DATA: 19/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: Efeitos das surpresas de lucros no uso de informações non-GAAPs como estratégias para o gerenciamento de impressões
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Impressões; Informações non-GAAPs; Surpresas de Lucros.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A presente pesquisa objetivou analisar o nível de utilização dos indicadores non-GAAPS como estratégia para o Gerenciamento de Impressões, diante das surpresas de lucros, tendo como base, as premissas das Teorias da Divulgação e da Sinalização. Assim, foi utilizada uma amostra de 158 companhias brasileiras, distribuídas entre os 9 setores econômicos da [B]3 – Brasil, Bolsa e Balcão, ao longo dos anos de 2011 a 2022. A mensuração do Gerenciamento de Impressões ocorreu a partir do modelo desenvolvido por Brennan, Guillamon-Saorin e Pierce (2009), verificando assim, a forma em que os indicadores non-GAAPs são apresentados nos Press Releases. Enquanto a variável independente, Surpresas de Lucros, foi calculada a partir da relação entre os lucros por ação previstos e os lucros por ação efetivos, sendo a surpresa de lucros classificada como positiva, quando os lucros da entidade superam as previsões dos analistas de mercado; e negativa quando ficam abaixo das respectivas previsões. A coleta dessa informação, assim como as das demais variáveis de controle, ocorreu a partir da base de dados secundários Refinitiv Eikon. Após a coleta de dados, foram verificados os níveis de Gerenciamento de Impressões das informações non-GAAPs a partir da tonalidade textual, localização, ênfase por repetição e utilização das métricas como comparação de desempenho, que permitiram a mensuração do índice de Gerenciamento de Impressões geral, utilizado como variável dependente da pesquisa. A partir da aplicação dos modelos econométricos, se concluiu que as surpresas de lucros positivas, influenciam diretamente na utilização das informações non-GAAPs como estratégia de Gerenciamento de Impressões, sinalizando ao mercado, a partir dessas informações adicionais, que a companhia apresenta um bom resultado. Por outro lado, companhias que apresentaram surpresas de lucros negativas e/ou efetuaram técnicas de Gerenciamento de Resultados por accruals discricionários ou atividades operacionais reais, são mais propensas a efetuar o reporte dos non-GAAPs de forma discreta, evitando recaí nos respectivos custos de divulgação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KLEBER FORMIGA MIRANDA
Presidente - 794.360.485-72 - LAURO VINICIO DE ALMEIDA LIMA - UFPB
Interno - 1453014 - MARCIA REIS MACHADO