PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANTONIO MARTINS DO NASCIMENTO NETO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO MARTINS DO NASCIMENTO NETO
DATA: 19/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: Efeitos das surpresas de lucros no uso de informações non-GAAPs como estratégias para o gerenciamento de impressões
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Impressões; Informações non-GAAPs; Surpresas de Lucros.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A presente pesquisa objetivou analisar o nível de utilização dos indicadores non-GAAPS
como estratégia para o Gerenciamento de Impressões, diante das surpresas de lucros,
tendo como base, as premissas das Teorias da Divulgação e da Sinalização. Assim, foi
utilizada uma amostra de 158 companhias brasileiras, distribuídas entre os 9 setores
econômicos da [B]3
Brasil, Bolsa e Balcão, ao longo dos anos de 2011 a 2022. A
mensuração do Gerenciamento de Impressões ocorreu a partir do modelo desenvolvido
por Brennan, Guillamon-Saorin e Pierce (2009), verificando assim, a forma em que os
indicadores non-GAAPs são apresentados nos Press Releases. Enquanto a variável
independente, Surpresas de Lucros, foi calculada a partir da relação entre os lucros por
ação previstos e os lucros por ação efetivos, sendo a surpresa de lucros classificada
como positiva, quando os lucros da entidade superam as previsões dos analistas de
mercado; e negativa quando ficam abaixo das respectivas previsões. A coleta dessa
informação, assim como as das demais variáveis de controle, ocorreu a partir da base de
dados secundários Refinitiv Eikon. Após a coleta de dados, foram verificados os níveis
de Gerenciamento de Impressões das informações non-GAAPs a partir da tonalidade
textual, localização, ênfase por repetição e utilização das métricas como comparação de
desempenho, que permitiram a mensuração do índice de Gerenciamento de Impressões
geral, utilizado como variável dependente da pesquisa. A partir da aplicação dos
modelos econométricos, se concluiu que as surpresas de lucros positivas, influenciam
diretamente na utilização das informações non-GAAPs como estratégia de
Gerenciamento de Impressões, sinalizando ao mercado, a partir dessas informações
adicionais, que a companhia apresenta um bom resultado. Por outro lado, companhias
que apresentaram surpresas de lucros negativas e/ou efetuaram técnicas de
Gerenciamento de Resultados por accruals discricionários ou atividades operacionais
reais, são mais propensas a efetuar o reporte dos non-GAAPs de forma discreta,
evitando recaí nos respectivos custos de divulgação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KLEBER FORMIGA MIRANDA
Presidente - 794.360.485-72 - LAURO VINICIO DE ALMEIDA LIMA - UFPB
Interno - 1453014 - MARCIA REIS MACHADO