PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: HELLEN KARLA DE ARAÚJO IDEIÃO BIZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN KARLA DE ARAÚJO IDEIÃO BIZERRA
DATA: 22/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: Influência da Reputação Corporativa e da Responsabilidade Social Corporativa na Agressividade Tributária
PALAVRAS-CHAVES: Responsabilidade Social Corporativa; Reputação Corporativa; Agressividade Fiscal.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O trabalho tem por objetivo analisar a relação da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e da Reputação Corporativa (RC) na agressividade tributária das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, primeiramente verificou-se a relação da Responsabilidade Social Corporativa com a Agressividade Tributária, posteriormente verificou-se a relação da Reputação Corporativa com a Agressividade Tributária, por fim, foi realizada a moderação da RC com a RSC, avaliando sua relação com a Agressividade Tributária. Para isso, três modelos econométricos distintos foram utilizados para cada uma destas análises serem feitas e a estimação dos modelos foi realizada por dados em painel. Como proxy de Responsabilidade Social Corporativa foram utilizados os índices ESG da Refinitiv Eikon, abrangendo cinco dimensões: ambiental, social, governança, controvérsias e global, sendo esta última a integração das quatro primeiras dimensões. Para a Reputação Corporativa foi utilizado o ranking da Exame das Melhores e Maiores (M&M) empresas. Para a Agressividade Tributária utilizou-se uma ETR Diferencial Normalizada, que é proposta pelo trabalho como uma medida mais precisa e confiável para mensurar a agressividade. Nos achados referentes a RSC, em todas as dimensões foi encontrada relação negativa com a agressividade, sugerindo que empresas com maiores práticas RSC não estão engajadas em práticas tributariamente agressivas. Para a Reputação Corporativa foi encontrada a mesma relação negativa. Contudo, quando realizada a moderação, a relação se inverte, ou seja, as empresas com os maiores índices de RSC e que também tem uma Reputação Corporativa mais forte são mais agressivas. Testes de sensibilidade adicionais foram realizados, a reputação foi avaliada em três níveis na moderação e a relação com a agressividade se manteve positiva, evidenciando que quanto mais forte a reputação e os níveis RSC conjuntamente, maior a agressividade. Esses resultados podem estar relacionados com a Teoria do Licenciamento Moral. As empresas até um certo nível levam em conta o risco e os custos reputacionais de suas ações, porém a partir do ponto de uma Reputação forte estabelecida com práticas de RSC altas, as organizações se percebem com créditos morais para práticas questionáveis como a da agressividade tributária.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVONE VIEIRA PEREIRA
Interno - 794.360.485-72 - LAURO VINICIO DE ALMEIDA LIMA - UFPB
Presidente - 2368304 - ROBERIO DANTAS DE FRANCA