PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: THAMIRYS DE SOUSA CORREIA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRYS DE SOUSA CORREIA
DATA: 31/01/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: Estrutura tarifária e custos no setor de saneamento: uma abordagem a partir da gestão da água e desempenho.
PALAVRAS-CHAVES: Tarifa. Custos. Gestão da água. Desempenho.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo aplicar uma abordagem multimetodológica para
apoiar a discussão sobre estrutura tarifária e gestão da água (ESTUDO 01) e verificar a
relação de custos e estrutura tarifária em medidas de desempenho no setor de
saneamento (ESTUDO 02). Buscou-se alcançar esse objetivo por meio de dois estudos,
com base na Regulação da Água (ESTUDO 01 e ESTUDO 02) e Pensamento Sistêmico
(ESTUDO 01). Para tanto, em cada estudo foi trabalhada uma metodologia distinta. No
ESTUDO 01, a partir da Strategic Options Development and Analysis (SODA), por
meio de reuniões online (2019-2023) e survey por correspondência (2020) com
especialistas da área (Gerência de Gestão Estratégica e Comercial, Gerência de
Controladoria, Gerência de Meio Ambiente, Químico e Engenheiros) foi desenvolvido
um mapa cognitivo. Dando prosseguimento com a System Dynamics (SD), foi proposto
um modelo para a Bacia Hidrográfica de Gramame (BHG). Para a SD, os dados foram
extraídos da AESA, SINS e reuniões com especialistas. O período de simulação foi de
2013 a 2022. Os principais achados são que para ajustes de tarifa, ao aplicar taxa de
incremento para que se possa ter receita adicional, os cálculos realizados buscaram a
otimização de tarifas por meio de estruturas tarifárias alternativas, com intuito de
atender ao objetivo de recuperação de custos (produção e distribuição, investimentos e
custos ambientais). Ao se considerar os ajustes de tarifa nas simulações realizadas no
último ano (R$4,88, R$5,01, R$5,14, respectivamente), em relação a tarifa média
praticada (R$4,85) no mesmo ano (2022), o modelo pode ser usado com a finalidade de
se discutir melhores estratégias para definir estrutura tarifária de modo que leve em
consideração a conservação da água. Para tanto, sugere-se que devam ser feitos ajustes
para os maiores consumidores da categoria residencial. Do mesmo modo, pelas
simulações para controle de perdas, é percebido o quanto esse parâmetro está
intrinsecamente ligado a gestão da água e isso se deve a melhor conservação da água
pelo aumento do volume no balanço hídrico, este resultado pôde ser confirmado pelo
teste de sensibilidade de Monte Carlo. No ESTUDO 02, com uma amostra de 1.526
municípios brasileiros e dados extraídos do SNIS, cuja as variáveis explicativas se
referem ao desempenho de qualidade e operacional, as variáveis dependentes
selecionadas são custos com serviços de exploração, medidos pelos produtos químicos e
a tarifa de abastecimento de água, medida pela tarifa média. O período de análise
compreendeu 1999-2020 e foram utilizados modelos de regressão quantílica. Os
resultados principais apontam que o número de reclamações por parte de clientes se
relaciona positivamente à custos com serviços de exploração, na qual uma possível justificativa é de que em parte reclamações podem ser relacionadas a qualidade da água.
Ainda, o número de reclamações por parte de clientes, a quantidade de amostra de
turbidez, o índice de atendimento urbano de água e índice de perdas na distribuição são
relacionados positivamente (em algum dos quartis analisados - quantil 25°, quantil 50°
e quantil 75) com tarifa de abastecimento de água. Destaca-se que há relação negativa
entre quantidade de amostras para cloro residual e tarifa de abastecimento de água, isso
para os maiores quartis, havendo como possível explicação o fato de que quanto maior
a amostragem em laboratórios para análises, maior será a verificação de se a quantidade
de cloro residual está chegando de maneira adequada em todos os pontos do sistema,
evitando excesso de custos e não repasse desse custo ao consumidor final. Diante dos
resultados apresentados, os dois estudos empíricos trazem contribuições para a
literatura, tendo em vista que pesquisas sobre tarifas e custos na área têm sido limitadas
pela falta de disponibilização de dados de custos precisos. As implicações práticas se
remetem a iniciativa de abordar tarifas, custos e desempenho como componentes
críticos de políticas públicas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIEL BEHR
Externo à Instituição - GILNEI LUIZ DE MOURA
Externo à Instituição - ROBERTO MAX PROTIL
Interno - 3155358 - VIVIANE DA COSTA FREITAG
Presidente - 1526402 - WENNER GLAUCIO LOPES LUCENA