PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: JAQUELINE GOMES RODRIGUES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE GOMES RODRIGUES DE ARAUJO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: GESTÃO DE RISCOS: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de riscos; Sistemas de Controle Interno; Sistemas de Controle Gerencial; Universidades Federais brasileiras; Objetivos Estratégicos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como a gestão de riscos pode ser configurada de modo a apoiar o alto desempenho no alcance de objetivos estratégicos em universidades federais brasileiras. Para tanto, foram analisadas condições envolvendo aspectos de sua estrutura formal, maturidade e interações com os sistemas de controle existentes (controles internos e gerenciais). Os indicadores de desempenho selecionados para esta investigação refletiram as dimensões acadêmica e gerencial (ensino, pesquisa, recursos humanos e financeiros). Os dados das 35 universidades federais investigadas foram analisados com suporte na Análise Qualitativa Comparativa Fuzzy-set (fsQCA), bem como através de estatísticas descritivas e testes estatísticos complementares. A partir das evidências encontradas, foram identificadas diferentes configurações consistentes com o alto desempenho, as quais se mostraram ajustadas a fatores contingenciais, como o porte das instituições. Por sua vez, observou-se que tanto pequenas quanto grandes universidades podem alcançar resultados elevados, por meio do uso adequado de ferramentas gerenciais e de controle. As configurações revelaram que o estabelecimento de uma estrutura formal, por meio da adoção de um plano de implementação e/ou metodologia de gerenciamento de risco; a maturidade da gestão de riscos; o alinhamento dos sistemas de controle interno, ou seja, sua adequação à gestão de riscos; e o uso dos sistemas de controle gerencial para apoiar o gerenciamento de riscos, são condições relevantes para que as universidades de maior porte alcancem um alto desempenho em áreas ligadas aos seus objetivos estratégicos. Para as universidades de menor porte, se constituíram elementos importantes o tempo de implementação da política de gestão de riscos; a adoção de um plano de implementação e/ou metodologia de gerenciamento de risco; o alinhamento dos sistemas de controle interno e o uso dos sistemas de controle gerencial. Os resultados da pesquisa sugerem que a gestão de riscos alterou as atividades de trabalho em parte das universidades federais investigadas, interagindo com os sistemas de controle existentes, e que se mostrou um mecanismo de governança capaz de contribuir para o alcance de objetivos estratégicos. A pesquisa traz contribuições para o debate acadêmico, ao evidenciar que a gestão de riscos não é uma atividade isolada, mas atua conjuntamente com os controles internos e gerenciais, fazendo parte do arranjo de governança adotado pelas entidades, com o potencial de apoiá-las na consecução de seus objetivos e no aumento de sua capacidade de geração e preservação de valor. Os resultados deste estudo são sugestivos dos benefícios da adoção da gestão de riscos por entidades do setor público e preenchem lacunas identificada em estudos anteriores.
Externo à Instituição - ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO