PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: DANIEL FERREIRA DE QUEIROZ

DISCENTE: DANIEL FERREIRA DE QUEIROZ
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES PARAIBANAS DO TERCEIRO SETOR: Um Estudo à luz das estratégias de governança.
PALAVRAS-CHAVES: Organizações do Terceiro Setor. Governança. Prestação de Contas. Desempenho Organizacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Com a finalidade de garantir um desempenho organizacional satisfatório, as instituições que compõem o Terceiro Setor necessitam desenvolver estratégias de governança, visando, sobretudo, atender as necessidades de seus stakeholders. Desse contexto emerge a prática de accountability, cujo conceito relaciona-se à responsabilidade de prestar contas das ações desenvolvidas aos diversos stakeholders, de maneira que lhes possibilite avaliar o desempenho organizacional a partir dos dados e informações disponibilizadas. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo verificar como as estratégias de governança, a partir da accountability, afetam o desempenho organizacional em Entidades do Terceiro Setor no Estado da Paraíba. O referencial teórico aborda características relevantes acerca do Terceiro Setor, elencando ainda estratégias que fortalecem o processo de governança nestas organizações. Para tanto, buscou-se aporte na teoria dos stakeholders, a qual contribui no sentido de elucidar as relações que uma organização possui com os mais variados sujeitos interessados, o que potencializa seu desempenho. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, possui caráter descritivo, sendo desenvolvida em duas etapas. Com a finalidade de identificar as entidades com potencial de contribuição para elucidação do problema da pesquisa, na primeira etapa realizou-se um mapeamento das Organizações do Terceiro Setor nos diversos municípios do Estado da Paraíba, estratificados por cada mesorregião. Na sequência, aplicou-se um formulário online junto às instituições situadas na cidade que, em cada uma das mesorregiões, sediavam maior quantitativo destas organizações. Para o desenvolvimento da segunda etapa, delimitou-se 04 organizações, localizadas nas distintas mesorregiões do Estado, tendo como procedimento de coleta de dados, além de análise documental, a realização de entrevista semiestruturada, cujos dados foram triangulados e analisados. Os resultados evidenciaram, em primeiro lugar, o relevante papel desempenhado pelo terceiro setor no Estado da Paraíba, cuja atuação das organizações se dá, majoritariamente, através da defesa de direitos sociais. Observou-se ainda que o modelo de estrutura de governança adotado atende as recomendações do Código Civil Brasileiro, privilegiando-se aspectos como a descentralização no processo de tomada de decisão, bem como a necessidade de uma atuação coletiva entre as diversas instâncias administrativas. Identificou-se também que a maior fonte provedora de seus recursos advém da administração pública, havendo uma concepção unânime no tocante a necessidade de prestação de contas, bem como de uma ampla divulgação dos resultados alcançados juntos aos seus diversos stakeholders, processo que, de acordo com os entrevistados, terá como consequência uma maior confiabilidade, como também a ampliação de receitas. Evidenciou-se finalmente que, a visibilidade perante aos órgãos concedentes, como aos demais stakeholders, além da abertura das estruturas de governança para o acolhimento de suas demandas, assim como as estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação, se caracterizam como elementos chave que poderão auxiliar no processo de accountability e, por conseguinte, no desempenho organizacional. Com a realização desta pesquisa, explicita-se a relevância da teoria dos stakeholders no tocante ao fortalecimento dos processos de accountability, os quais se revelam extremamente eficazes quando aplicados nas Organizações do Terceiro Setor, em vista de um satisfatório desempenho organizacional.
Externo à Instituição - ANTONIO FIRMINO DA SILVA NETO
Presidente - 1353967 - RENATA PAES DE BARROS CAMARA