PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: THATIANE DE OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: THATIANE DE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: ANÁLISE DO VALUE RELEVANCE DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Fundos de Investimentos Imobiliários. Value Relevance. Informações Financeiras.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Com o intuito de investigar a influência das informações financeiras de lucro (financeiro e contábil) e patrimônio líquido nos retornos dos fundos imobiliários brasileiros, este estudo abrangeu o período de janeiro de 2017 a setembro de 2023. As hipóteses formuladas (H1 e H2) buscavam compreender se essas informações possuem relevância e como variam na presença de determinadas variáveis de controle. Ao adotar o efeito fixo como a estratégia mais apropriada para a análise, as variáveis centrais (PLPC, LLFC e LLCC) mostraram baixa correlação com os retornos dos fundos, sugerindo que suas oscilações podem não ter um impacto significativo nas cotas de maneira geral. Contudo, os resultados preliminares indicam que, no modelo de efeito fixo, não houve resultados expressivos para as variáveis testadas, o que sugere uma ausência de influência direta do patrimônio líquido e dos lucros nos retornos dos fundos. Assim, a hipótese H1 não encontrou respaldo nas análises realizadas. Mesmo com a introdução de variáveis de controle, a significância estatística das informações financeiras permaneceu inalterada, não confirmando a hipótese H2. Esses achados apontam para a complexidade do mercado de fundos imobiliários, sugerindo que métricas contábeis tradicionais podem não ser decisivas na análise de seu desempenho. Essas conclusões destacam a necessidade de estudos mais aprofundados para compreender quais informações e dados macroeconômicos são realmente relevantes para os retornos dos fundos imobiliários. Além disso, há uma sugestão para explorar a Teoria dos Mercados Eficientes, dado que as informações financeiras podem ter relevância em mercados específicos ainda não claros para os FIIs. Este estudo contribui para a compreensão do mercado de FIIs, fornecendo insights valiosos para reguladores, acadêmicos e investidores, ao questionar a relevância das informações financeiras tradicionais e sugerir abordagens alternativas na análise de desempenho e potencial retorno dos fundos imobiliários.
Interno - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS
Externo à Instituição - RENATO HENRIQUE GURGEL MOTA