PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: NIVALDO INOJOSA DE FARIAS

DISCENTE: NIVALDO INOJOSA DE FARIAS
DATA: 20/07/2018
LOCAL: sala de multimidia do CCSA
TÍTULO: REFUGIADOS DA BIRMÂNIA NA TAILÂNDIA: da solidariedade na acolhida à criação de Políticas Públicas
PALAVRAS-CHAVES: Refugiados, Acolhida, Solidariedade, Políticas Públicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esse estudo trata da acolhida de refugiados da Birmania na Tailandia, com enfase na solidariedade da populacao tailandesa dos vilarejos na fronteira entre os dois paises e na consequencia disso na elaboracao de politicas publicas para os refugiados. Uma particularidade do caso estudado e o fato de a Tailandia nao ter assinado os protocolos internacionais sobre refugiados e nao ter, por esse motivo, nenhuma vinculacao legal diante da comunidade internacional em acolher refugiados. Logo, a presente dissertacao tem como objetivo geral analisar a agenda de Politicas Publicas tailandesas no que concerne a acolhida de refugiados. O metodo de pesquisa descritiva e analitica de tipo qualitativa foi escolhido por ter sido considerado o mais adequado para os objetivos aqui propostos. O procedimento foi o estudo de caso, utilizando como tecnica metodologica a pesquisa documental unida a entrevistas semiestruturadas. As analises dos dados primarios gerados nas entrevistas fundamentaram a analise de conteudo e as reflexoes interpretativas do pesquisador. Os resultados dessa analise triangulados com dados das outras fontes (bibliografia, documentos, dentre outros) confirmam a hipotese inicial a respeito da solidariedade como um dos motores principais da acolhida dos refugiados pela populacao tailandesa fronteirica, assim como tambem o fato dessa solidariedade ter permeado as politicas publicas.
Interno - 735.632.006-10 - ALEXANDRE CESAR CUNHA LEITE - UEPB
Interno - 1991235 - ALINE CONTTI CASTRO