PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: DIEGO GOMES DE LIMA

DISCENTE: DIEGO GOMES DE LIMA
DATA: 26/07/2018
LOCAL: sala de multimidia do CCSA
TÍTULO: QUALIDADE NO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS: PROPOSTA DE UMA ESCALA DE MENSURAÇÃO SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de serviços. Transporte público. Mensuração.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A tematica da qualidade dos servicos publicos com enfoque no servico de transporte publico por onibus demostra relevancia, considerando o aumento no quantitativo de automoveis nas vias, alem dos engarrafamentos, atrasos e aumento dos indices poluentes. Dessa forma, melhorar a qualidade do transporte publico contribui para minimizar esses efeitos e atrair novos usuarios para o servico, sendo essencial avaliar a qualidade do servico e envolver os usuarios nesse processo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as variaveis que influenciam na percepcao de qualidade do transporte publico por onibus e na satisfacao dos usuarios com o servico. Por meio de uma revisao sistematica da literatura verificou-se que o construto qualidade do transporte publico por onibus tem natureza multidimensional, composto por diversas variaveis que permitem sua mensuracao. Para tal, foi desenvolvido um instrumento de mensuracao do construto atraves de um modelo com oito passos necessarios para sua validacao. Em seguida, analisamos a relacao entre as dimensoes da qualidade e a satisfacao com os servicos por meio de um modelo de regressao linear multipla. Como estrategia de pesquisa foi adotada o levantamento, por meio da abordagem quantitativa. A amostra foi aplicada com 861 respondentes, usuarios dos servicos de transporte publico nas cidades de Joao Pessoa e Campina Grande. A escala de mensuracao desenvolvida resultou em 7 dimensoes e 26 itens de avaliacao, com consistencia psicometrica das suas variaveis. O relacionamento entre as dimensoes da qualidade e satisfacao foi verificado atraves de um modelo de previsao. O ajuste do modelo revelou que todas as dimensoes da qualidade exercem influencia positiva na satisfacao, com maior grau de influencia relativa da confiabilidade, seguida da seguranca geral e conforto. O estudo contribui com a construcao de uma escala de mensuracao especifica para o servico e aplicavel ao contexto nacional. O instrumento pode ser utilizado pelos gestores de transito local para avaliar a qualidade dos servicos e promover acoes de melhoria continua para seus usuarios.
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Externo ao Programa - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU