PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7728/7728

Notícias


Banca de DEFESA: JOSE WILKER DE LUCENA MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE WILKER DE LUCENA MACEDO
DATA: 27/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: sala do OPPA do CCSA
TÍTULO: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO SERVIÇO PÚBLICO: um estudo com gerentes do atendimento do INSS
PALAVRAS-CHAVES: competências socioemocionais, gerente de APS, escala.
PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O objetivo geral deste trabalho e analisar as Competencias Socioemocionais (CSE) de gerentes de Agencias da Previdencia Social (APS). Seus objetivos especificos sao: caracterizar as CSE necessarias a acao gerencial no contexto das APS, validar uma escala de CSE de gestores de APS e medir o nivel de CSE de gerentes de APS. O referencial teorico foi dividido em tres partes: a trajetoria da acao gerencial no setor publico, as competencias gerenciais no servico publico e competencias socioemocionais. Esta ultima parte se divide nas subsecoes: mensuracao do constructo CSE e a necessidade de uma escala para mensurar o constructo CSE de gestores publicos. A metodologia deste trabalho tem carater quali-quantitativo, exploratoria e descritiva, e se divide em duas etapas: entrevista em grupo por meio de um focus group e aplicacao de um questionario do tipopor meio de uma pesquisa do tipo survey. A pesquisa foi desenvolvida junto a gestores de APS. Na primeira etapa participaram 16 pessoasgestores e, na segunda etapa 424 pessoas servidores em cargos de gestao de atendimento responderam o questionario. Os dados produzidos na primeira etapa foram analisados de forma compreensiva e interpretativa, enquanto que os dados coletados do surveyda etapa quantitativa foram analisados por meio do software SPSS e do R, sendo que foram realizadasque subsidiaram a realizacao da analise de correlacao, de confiabilidade e fatorial exploratoria e confirmatoria. Tambem foi verificada diferenca de medias entre os grupos de genero e gerentes mais experientes e menos experientes por meio do teste nao parametrico de Mann-Whitney. O principal resultado deste trabalho foi a validacao de uma escala para medir as CSE de gerentes de APS. Tambem foram verificadas algumas diferencas entre grupos para as competencias socioemocionais definidas na escala (consciencia emocional, equilibrio emocional, trabalho em equipe, autodominio e criatividade emocional). A escala final possui 25 itens e podera ser validada em outros contextos profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA COELHO
Externo à Instituição - MARIA TERESA PIRES COSTA