PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: FABRICIO KLEISON DE SOUZA SILVA

DISCENTE: FABRICIO KLEISON DE SOUZA SILVA
DATA: 06/08/2018
LOCAL: sala 07 do bloco da pós-graduação
TÍTULO: Política Pública de Reforma Agrária e Aquisição Global de Terras: análise de dados nos governos do PT 2003 a 2014
PALAVRAS-CHAVES: Política pública de reforma agrária. Aquisição global de terras. Partido dos Trabalhadores.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A desigualdade fundiaria no Brasil persiste, assim tambem como os conflitos que ela tem gerado. Mesmo diante de uma politica publica de reforma agraria que determina a democratizacao das terras para todos que desejam trabalhar nela. A reforma sempre foi uma bandeira de defesa do Partido dos Trabalhadores, que tem sua origem nas bases dos movimentos sociais. Ao chegar ao poder em 2003, o PT teria o dever de efetivar e realizar a tao sonhada reforma. Porem, e durante a sua gestao por volta dos anos 2007/2008 que o cenario internacional vivencia uma das maiores crises economicas do seculo 21, com o qual resultou na ascensao de um fenomeno conhecido como land grabbing ou aquisicao global de terras, que vai de contra os principios da politica publica de reforma agraria, pois ela contribui para persistencia da concentracao de terras implicando na nao resolucao do problema da estrutura agraria. Portanto, a pesquisa tem como objetivo analisar o que os governos do PT entre 2003 a 2014 fizeram para com a politica publica de reforma agraria e a aquisicao global de terras, ja que o Brasil participou ativamente desse processo. Por meio de analises teoricas e dados secundarios de banco de dados oficiais, como, o Instituto Nacional de Reforma Agraria e Land Matrix. Os resultados da pesquisa mostraram uma real insatisfacao com os dados do PT ao mesmo tempo em que levou a questionar sua politica de atuacao no cenario internacional por meio do land grabbing.
Interno - 1991235 - ALINE CONTTI CASTRO
Externo ao Programa - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES