PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: MICHAEL STEFFONES DA SILVA RIBEIRO

DISCENTE: MICHAEL STEFFONES DA SILVA RIBEIRO
DATA: 30/07/2019
LOCAL: Auditório Azul
TÍTULO: Intercâmbio Estudantil no Ensino Médio da Rede Pública: Uma Avaliação do Programa Gira Mundo.
PALAVRAS-CHAVES: Teoria do Programa. Programa Gira Mundo. Avaliação de Desenho. Avaliação de Implementação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa se propoe a avaliar o desenho e a implementacao do Programa de Intercambio Internacional Gira Mundo na modalidade estudante. Para descrever a teoria do programa e entao avaliar o desenho e a implementacao, utilizou-se a metodologia do modelo logico, recurso que diagrama o funcionamento do programa considerando os recursos, atividades, produtos e os resultados (curto, medio e longo prazo), revelando as relacoes de causalidade que envolvem todos esses componentes. O modelo foi elaborado a partir da analise dos documentos oficiais do programa, da observacao direta e atraves da realizacao de entrevistas semiestruturadas com gestores do programa. Na avaliacao dos pressupostos logicos que constituem o desenho do Gira Mundo e como seus elementos estao inter-relacionados para o alcance dos resultados pretendidos, foram constadas solidas relacoes de causalidade entre seus principais pontos. Entretanto, os resultados demonstram a existencia de deficiencias no desenho do programa, tais como a ausencia de metas especificas, falta de clareza em relacao a algumas pretensoes, nao criacao dos instrumentos adequados para gerenciamento e avaliacao, ficando evidente que o programa nao dispoe de ferramentas para mensuracao dos seus resultados. No que tange a implementacao, foram analisadas as edicoes de 2016 a 2018, com o objetivo de investigar se o programa foi executado conforme estabelecido pelo desenho, detalhando-se a evolucao dos recursos empregados a cada ano e o quantitativo de beneficiarios atingidos. Os resultados denotam que nao houve uniformidade quanto ao processo de execucao do programa, sendo identificadas falhas em todas as edicoes. Dentre os problemas observados, foi constatado que uma parcela dos estudantes foi beneficiada em desacordo com o criterio de elegibilidade referente a nota no exame de proficiencia, conforme estabelecido pelo Decreto n° 36.539/2015. Alem disso, grande parte dos alunos nao cumpriram com todas as etapas previstas no desenho do programa. Considerando as tres edicoes, 350 estudantes da rede publica foram contemplados com bolsas de estudos no exterior, que, somadas, perfazem a importancia de R$ 11.098.724,99 (onze milhoes e noventa e oito mil e setecentos e vinte e quatro reais e noventa e nove centavos).
Externo ao Programa - 2551745 - GILBERTO FARIAS DE SOUSA FILHO
Presidente - 1873938 - HERMANN ATILA HRDLICKA