PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ARTHUR MARTINS MARQUES NAVARRO

DISCENTE: ARTHUR MARTINS MARQUES NAVARRO
DATA: 23/07/2019
LOCAL: OPPA
TÍTULO: A gestão por competências como política governamental para o desenvolvimento turístico de municípios do Brejo Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Gestão por Competências. Municípios do Brejo Paraibano. Território.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo teve como objetivo propor diretrizes para a implementacao da gestao por competencias como politica governamental para o desenvolvimento turistico de municipios do Brejo paraibano. Inicialmente, elaborou-se uma fundamentacao teorica para basear o estudo, abordando os seguintes topicos: Gestao Municipal, Desenvolvimento Territorial, Gestao por Competencias, Origem e evolucao do significado da Gestao por Competencias, Gestao por Competencias no Setor Publico e Gestao por competencias em municipios: Uma abordagem em construcao. A proposta partiu de uma abordagem de gestao por competencias multinivel: o nivel regional (competencias de uma regiao que integra um territorio); nivel municipal (competencias necessarias para a gestao municipal de excelencia) e; nivel individual (competencias dos gestores e servidores publicos municipais). A pesquisa e do tipo qualitativa e tem carater exploratorio e descritivo. Foi realizada nos municipios de Areia, Alagoa Grande, Bananeiras e Piloes, por meio de entrevista semiestruturada, abordando os tres niveis de analise com gestores, servidores, presidentes de associacoes regionais, diretores de centros academicos universitarios da regiao pesquisada, prefeito, ex-prefeitos, secretarios e diretores municipais. Os resultados da pesquisa foram apresentados seguindo a proposta de niveis e as principais categorias identificadas no estudo foram: a) nivel regional: Integracao Regional, Parcerias e Infraestrutura; b) nivel municipal: Planejamento e Recursos Financeiros e; nivel individual: Profissionalizacao da Gestao. A partir das categorias que emergiram, foram propostas as seguintes diretrizes: Criacao do Consorcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Regiao do Brejo Paraibano – CIDBP, Elaboracao de um Plano Estrategico de Desenvolvimento do Brejo Paraibano – PLEB, Mapeamento de Competencias e; Sistema de Capacitacao e Nomeacao de Servidores Comissionados por Competencias. Ao final, conclui-se que a proposicao de uma nova abordagem para profissionalizar a gestao de municipios e desafiadora porque envolve uma perspectiva multinivel de analise e tem potencial para o desenvolvimento de territorios, que pode abranger o espaco de um municipio ou ate regioes.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA