PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: IVO CILENTO

DISCENTE: IVO CILENTO
DATA: 19/07/2019
LOCAL: Sala Multimídia do CCSA
TÍTULO: GESTÃO DE PROJETOS NO TERCEIRO SETOR: avaliação de projetos sociais na economia solidária sob o olhar da administração.
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Projetos, Projetos Sociais, PMBOK, Economia Social Solidária, Terceiro Setor.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente estudo explora o fenomeno da gestao de projetos sociais em ambito local. Para isso, se propos a responder o seguinte questionamento: de que forma a gestao dos projetos sociais pode se beneficiar do corpo de conhecimentos existente em gestao de projetos para conseguir melhores resultados? O caminho da pesquisa passa por compreender como de fato os projetos sociais sao conduzidos, bem como suas especificidades e desafios. Com esse intento, o trabalho utiliza como referencia de analise o Guia de Conhecimento em Gestao de Projetos do PMI, o PMBOK, discutindo sua aplicabilidade no contexto em questao. O recorte escolhido para o foco empirico foram os projetos sociais solidarios no campo da Economia Solidaria, dentro da concepcao geral de Terceiro Setor. Em particular, o foco do estudo e o funcionamento dos processos de gestao dentro da logica substantiva dos empreendimentos solidarios. O trabalho se desenvolve a partir de tres revisoes sistematicas da literatura cobrindo o conceito de projeto, o gerenciamento de projetos como disciplina, o gerenciamento de projetos no terceiro setor, a conceituacao de terceiro setor e a origem e o desenvolvimento da economia solidaria. Em termos metodologicos a pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa basica, na qual dados de relatorios de projetos passados e de entrevistas com cinco organizacoes sao analisados por meio do metodo comparativo constante para compreender a realidade investigada. Esse percurso permitiu apresentar uma conceituacao para projetos sociais e identificar sua ligacao com as politicas publicas na area. Por meio de um mapeamento dos codigos obtidos em uma matriz baseada no PMBOK, a pesquisa conseguiu definir, por exemplo, uma ampla vivencia dos processos de gerenciamento dos stakeholders e da integracao, em contraste com uma participacao minima do gerenciamento das aquisicoes. Reconhece-se no planejamento da gestao de riscos e do cronograma as maiores oportunidades para uso do PMBOK em favor de uma atuacao menos reativa diante dos desafios desse contexto. Os resultados indicam tambem como esses projetos se beneficiariam do PMBOK, por exemplo com a ampliacao do repertorio de documentos, ferramentas, tecnicas e modelos de ciclos de vida aplicaveis. Foram identificados tambem temas emergentes em que os projetos sociais solidarios tem a agregar para ao conhecimento existente, como a sustentabilidade e o networking, este ultimo reconhecido como uma capacidade social e colaborativa. A pesquisa reconhece ainda pontos em que os projetos sociais solidarios se identificam com a mentalidade agil de gerenciamento.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Externo ao Programa - 1535430 - CARLOS EDUARDO CAVALCANTE