PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: RAYSSA RAFAELLA LEITE BATISTA

DISCENTE: RAYSSA RAFAELLA LEITE BATISTA
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Sala 15 do Bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: A educação e o Desenvolvimento sustentável em políticas públicas na Paraíba: As Escolas Cidadãs Integrais
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Agenda 2030; Desenvolvimento Sustentável; Escolas Cidadãs Integrais, Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Muito se fala sobre estar a favor de uma educacao de qualidade, no entanto, nem sempre e discutido que tipo de educacao estamos falando. Estados, Organizacoes Internacionais, empresas privadas e outros atores ja se utilizaram da ideia da educacao como solucao para diversos problemas, inclusive para gerar desenvolvimento em seus mais diversos significados. Dentre os debates que tratam de educacao no nivel internacional atualmente podemos citar aqueles que resultaram na Agenda 2030 ou Agenda do Desenvolvimento Sustentavel, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel disseminados pela ONU. Essa agenda traz uma importante contribuicao para o debate de educacao inclusive dentro de paises e estados nao necessariamente centrais nos processos de decisao da mesma. Tomamos o caso do Estado da Paraiba para analisar uma das iniciativas do governo que ja demonstra proximidade com a Agenda, o Programa Escolas Cidadas Integrais para compreender quais as semelhancas e diferencas entre suas as ideias sobre o papel da educacao. Enquanto verificamos que existe grande preocupacao de ambas em gerar uma educacao que promova o desenvolvimento integral do ser humano, a tematica da sustentabilidade ambiental e de uma compreensao critica da realidade encontram-se ausentes, o que pode ser um desafio que a Agenda deva superar para atingir os Objetivos que espera ate 2030.
Interno - 1991235 - ALINE CONTTI CASTRO
Externo ao Programa - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES