PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ADRAINNE PÂMELLA SOARES VELOZO

DISCENTE: ADRAINNE PÂMELLA SOARES VELOZO
DATA: 31/07/2019
LOCAL: OPPA
TÍTULO: Economia Popular: O perfil de competências empreendedoras dos pequenos comerciantes do São João de Campina Grande/PB
PALAVRAS-CHAVES: Festa de São João de Campina Grande; Economia Popular; Competências Empreendedoras.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Essa dissertacao teve como objetivo principal “identificar o perfil de Competencias Empreendedoras de pequenos comerciantes do Sao Joao de Campina Grande – PB a luz da Economia Popular”. Para obtencao dos dados foi realizada a aplicacao de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com vinte e seis pequenos comerciantes que trabalham no Parque do Povo, na festa de Sao Joao de Campina Grande. Os discursos obtidos com a aplicacao das entrevistas foram categorizados a luz da analise de conteudo Bardin (2007). As categorias e subcategorias do trabalho foram definidas a priori, onde as tres categorias estabelecidas correspondem aos tres objetivos especificos da pesquisa e as subcategorias correspondem as questoes do roteiro de entrevista. Os resultado obtidos a partir do primeiro objetivo mostraram que os pesquisados em media trabalham no Parque do Povo a 17,65 anos e a maior parte deles possuem apenas o ensino fundamental incompleto, trabalham com familiares, amigos e funcionarios e se autodeclaram como trabalhadores autonomo. Os pesquisados associam o termo “gestao” a experiencia pratica, investimento e despesas e funcoes e especificidades de suas atividades, alem da organizacao de atividades. Ja os resultados obtidos por meio do segundo objetivo mostraram que alem da relevancia historica, a festa proporciona a muitos trabalhadores a oportunidade de ter ou aumentar uma renda (mesmo que sazonalmente) e visibilidade, o que proporciona a chance de expansao de seus negocios e manutencao de um empreendimento durante todo o ano, porem nem todos os pesquisados fazem parte da Economia Popular, mas apresentam alguns aspectos populares que podem ser encontrados dentro de caracteristicas das Competencias Empreendedoras e Laborais. A necessidade e a pratica do proprio trabalho muitas vezes foi o meio de aprendizagem de seus conhecimentos. Por fim, o ultimo objetivo, mostrou que o componente solidario pode ser identificado em alguns momentos como na ajuda mutua entre os trabalhadores da festa e entre os membros associados, a reciprocidade, a participacao e a mobilizacao para resolver o problemas comuns a todos os pequenos comerciantes.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO