PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ANDERSON DUARTE DA SILVA

DISCENTE: ANDERSON DUARTE DA SILVA
DATA: 13/04/2020
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: Percepções sobre o processo de implementação do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba: Uma análise a partir do segmento educação na 14ª GRE
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento Democrático da Paraíba. Participação social. Modelos de implementação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa versou sobre a implementação do Orçamento Democrático da Paraíba na 14ª Gerência Regional de Ensino (GRE), que engloba 12 municípios vizinhos. Além disso, utilizamos como parâmetro as obras e ações realizadas no segmento educação. O estudo sobre o processo de implementação de políticas públicas tem buscado entender o estado em ação e como são postas em prática as decisões políticas, a capacidade do estado em oferecer de forma satisfatória e legitima a resposta que a sociedade demanda. Possui como objetivo geral analisar a percepção dos conselheiros do OD sobre o processo de implementação e as respostas às demandas do OD- PB, a partir de quatro determinantes da política institucional, com ênfase no segmento educação da 14ª GRE do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com a utilização do software SPSS, aplicação de teste t, qui quadrado e o Alfa de Cronbach para verificação e confiabilidade dos dados obtidos da aplicação de questionário aos 29 conselheiros eleitos representantes do Orçamento Democrático da Paraíba na 14ª GRE. Também foi realizado a análise de conteúdo de Bardin (2011) em uma entrevista realizada ao representante do poder público estadual, além de uma pesquisa bibliográfica e documental. A partir desses dados foi observado a relevância de questões imbuídas nos determinantes da política institucional para a melhor efetividade da implementação das políticas públicas com a participação social. Conclui-se que existe resultados satisfatórios no OD, e que há a necessidade de um melhor alinhamento nesse modelo de gestão com atenção ao uso específico de instrumentos de implementação para cada realidade, a participação social tem delineamento preponderante na implementação da política do Orçamento Democrático, contudo, foi constatado um déficit principalmente no determinante estratégia que foca na comunicação interna entre os membros e uma transparência comprometida em relação a alguns dados, dificultando o andamento efetivo e qualitativo da implementação.
Interno - 2027292 - LIZANDRA SERAFIM
Externo à Instituição - MICHELLE SILVA DE OLIVEIRA CEDRAZ