PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CINTHIA MOURA FRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA MOURA FRADE
DATA: 20/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: Competências gerenciais de professores-gestores no contexto da pós-graduação: uma análise sob a perspectiva de coordenadores de cursos da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Competências gerenciais. Professor-gestor. Coordenador de Curso. Pós-graduação.
PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: No contexto das universidades públicas federais, os cargos de natureza administrativa, a exemplo da coordenação de cursos, costumam ser ocupados por professores da própria instituição, revelando o papel do professor-gestor no ensino superior. Todavia, as atividades gerenciais não demandam do professor as mesmas competências referentes ao exercício de pesquisa, de extensão e de ensino, o que requer a mobilização de diferentes competências frente as atividades desempenhadas. Pelo exposto, este estudo teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento de competências gerenciais do professor-gestor no contexto da pós-graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), norteando-se na perspectiva de que esses profissionais exercem atividades com elevada responsabilidade. Assim, o caminho percorrido envolve etapas de pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, mediante a utilização do método da história oral e aplicação de entrevistas narrativas com quinze coordenadores de cursos da pós-graduação stricto sensu do Campus I da UFPB. O tratamento dos dados e a análise se deram a partir da análise narrativa, possibilitando a identificação de dimensões e categorias, algumas já preestabelecidas, outras emergidas dos dados, com isso, foi possível apontar elementos que impulsionam o desenvolvimento de competências gerenciais no professor-gestor da pós-graduação. Os resultados revelaram que os professoresgestores, em sua maioria, assumiram a gestão sem interesse, não tiveram um preparo prévio e sentem limitações no desenvolvimento das atividades gerenciais em decorrência de não terem formação na área de gestão, como consequência, a aprendizagem ocorre no cotidiano das atividades. Os achados mostraram que os professores-gestores mobilizam competências cognitivas, funcionais, comportamentais e políticas, sendo a repercussão maior em torno das capacidades políticas. De modo geral, os coordenadores alegaram um acúmulo de atribuições que transcende a carga horária destinada ao trabalho, alegaram um ambiente de pressão, devido as exigências das instâncias superiores, em destaque a CAPES, frente as avaliações que determinam a manutenção do programa nesse sistema, evidenciaram, também, dificuldades relacionais, principalmente com docentes, diante dos egos e de conflitos existentes no ambiente e demonstraram, ainda, insatisfação frente aos desafios provenientes de limitações de recursos financeiros e bolsas, bem como a carência de infraestrutura. Desse modo, o panorama apresentado permitiu esboçar a necessidade de intervenções por parte da UFPB em relação a investimentos que possam preparar melhor os docentes, tanto no que se refere a atividade gerencial, como para enfrentamento de diferentes questões que revelaram um ambiente instável em que o professor-gestor atua. Transmissão Online: https://us02web.zoom.us/j/82694473890?pwd=MHlSVFZxZW9teGMyRGs0dEhzaFVFZz09 ID da reunião: 826 9447 3890 Senha: cmf2020
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo ao Programa - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS