PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ADARLAM TADEU DA SILVA

DISCENTE: ADARLAM TADEU DA SILVA
DATA: 14/07/2020
LOCAL: Plataforma Meet: https://meet.google.com/csh-mtdk-aed
TÍTULO: TRICOTOMIA NAS EMPRESAS SOCIAIS SOB O INVÓLUCRO DA REFORMA AGRÁRIA: Um Estudo de Caso no Assentamento Che Guevara-Casserengue/PB
PALAVRAS-CHAVES: Assentamento de Reforma Agrária. Empresa Social. Gestão Sociotécnica. Produção de Renda. Responsabilidade Sociopolítica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta dissertação consistiu em analisar de que forma a empresa social do assentamento Che Guevara correlacionou incidências de gestão sociotécnica, responsabilidade sociopolítica e produção de renda no período de 2008 a 2018. O assentamento foi criado em novembro de 2007 e a associação foi fundada em janeiro de 2008, razão para a escolha do referido recorte temporal. Os três enfoques citados acima sugerem-se como componentes da tricotomia das empresas sociais e possibilitam oxigenar a vitalidade associativa e econômica daquelas entidades. As empresas sociais distinguem-se em modos formais e informais. As formais são as associações, cooperativas, armazéns do campo, entre outras; e as informais são os grupos produtivos de mulheres, coletivos de jovens, grupos de artesanatos. Essa distinção evita restringir-se a aspectos burocráticos-jurídicos-legais e, ao mesmo tempo, amplia o alcance da definição de empresas sociais, as mais variadas iniciativas de pessoas estruturadas em coletivos, grupos e semicoletivos. Admitem-se como organizações socioeconômicas baseadas nas singularidades existentes em cada localidade, seja no acampamento, assentamento ou até mesmo em espaços urbanos. Este trabalho guiou-se por seis passos concomitantes e sequenciais: definição do objeto de estudo, estabelecimento dos objetivos „geral e específicos‟, delimitação da metodologia, estruturação dos argumentos da justificativa, delineamento dos conceitos-chave de leituras e apontamentos nas considerações (ainda que não) finais. O escopo teórico-metodológico estabelecido caracterizou-se pelos aspectos: quanto à interpelação foi qualitativa, de cunho aplicado, com fins exploratórios e entremeado por um período retrospectivo. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados estiveram embasadas na pesquisa bibliográfica, gravação em áudio via whatsapp5 , observação participante e análise documental. Existe na literatura uma gama de investigações acadêmicocientíficas sobre a temática abordada e este trabalho se soma numa perspectiva empirista, praticada pela Associação e o Assentamento Che Guevara, contemporizado com a proposta do modelo de gestão voltado para as empresas sociais do MST. Como resultado, foi apresentado sobre a gestão sociotécnica que o trabalho dos sócios esteve concentrado em quatro aspectos: lote de terra em torno da residência, lote de unidade produtiva, banco de sementes e na empresa social. A responsabilidade sociopolítica perpassada em duas arenas: CMDRS e Comissão Regional e Estadual das Sementes e a renda era oriunda em três eixos: o roçado coletivo, o manejo dos animais e a produção de bolos e polpas de frutas. Sem presunção ilativa, considerou-se a tríade: gestão sociotécnica, responsabilidade sociopolítica e produção de renda, corresponderem a uma matriz analítica relevante para mensurar a vitalidade associativa e econômica das empresas sociais.
Presidente - 2031012 - VANDERSON GONCALVES CARNEIRO
Interno - 2027292 - LIZANDRA SERAFIM