PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: MARIANA FERREIRA PESSOA

DISCENTE: MARIANA FERREIRA PESSOA
DATA: 23/07/2020
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO PROFESSOR-GESTOR: um estudo com Coordenadores de Curso da Graduação na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Competências; Professor-Gestor; Coordenadores de Curso da Graduação; Gestão Acadêmica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A gestão acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior é caracterizada pela atuação do professor como gestor, em que se torna responsável pelas das atividades acadêmicas e gerenciais de um curso, e, que muitas vezes, o professor-gestor assume a gestão acadêmica sem ter desenvolvido as competências necessárias ao cargo. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as competências desenvolvidas por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, em que foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto a vinte coordenadores de curso e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. As competências elucidadas pelos coordenadores de curso de graduação foram divididas em seis categorias: Competências Acadêmicas (Pedagógicas); Competências Gerenciais (Administrativas); Competências Institucionais; Competências Políticas; Competências Técnicas/Tecnológicas; Competências Socioemocionais. Os achados apontam que o processo de desenvolvimento das competências dos coordenadores de curso ocorre mediante a prática cotidiana; por influência das características pessoais dos entrevistados; pela observação e troca de experiências com colegas que já foram coordenadores de curso e com os servidores técnico-administrativos que trabalham nas secretarias das coordenações; via leitura da legislação da UFPB; por meio da realização de cursos oferecidos pela universidade que os auxiliam na utilização dos sistemas eletrônicos, entre outros processos. Os resultados demonstram ainda que a gestão acadêmica é complexa e envolve o enfrentamento de muitos desafios, em que o coordenador de curso procura desenvolver competências que viabilizem o cumprimento das suas funções e atividades gerenciais, visto que são muitas as atribuições do professor-gestor.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO