PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: LUIS ALVES DA NOBREGA NETO

DISCENTE: LUIS ALVES DA NOBREGA NETO
DATA: 06/10/2020
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma análise da execução orçamentária da UFPB no período de 2015 a 2018
PALAVRAS-CHAVES: Eficiência do gasto, gestão pública, orçamento público transparência governamental, avaliação de políticas públicas e tomada de decisões.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta dissertação teve o objetivo de mapear a alocação de recursos e o grau de eficiência de sua utilização ao gasto público, no período de 2015 a 2018, ocorridas na gestão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fazendo a comparação da despesa com pessoal ativo (professores e técnicos administrativos) nos dezesseis Centros de Ensino, para medição da alocação e avaliação da eficiência do gasto. A pesquisa realizada foi quantitativa e classificada como estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa os dados coletados na Reitoria do órgão, no Sistema de Contabilidade da União (SIAFI) e nos próprios Centros de Ensino. Os dados foram analisados e interpretados por meio de análise envoltória de dados (DEA), que objetivou avaliar a eficiência relativa à remuneração dos servidores e o coeficiente de rendimento dos alunos diplomados na graduação, na modalidade presencial. No plano institucional, nossa análise resultou na possibilidade de ampla compreensão de como se investe o recurso em pessoal e qual seria o retorno para a entidade. Contudo, por intermédio dos resultados alcançados, foi possível determinar tendências e indicadores que poderão ser utilizados como ferramentas de auxílio, para a tomada de decisões. Por fim, concluímos que houve uma diminuição dos recursos de capital disponíveis na maioria dos Centros, com uma assimétrica distribuição dos recursos entre os Centros, não se levando em consideração a eficiência individual (produto final – aluno diplomado), visto que a transferência de recursos deve-se mais às especificidades dos cursos do que aos fatores de planejamento. Outrossim, concluímos, também, que: embora o cenário fosse de crise econômica, a UFPB conseguiu, na medida do possível, executar as despesas de capital com êxito, dando seguimento ao aparelhamento (constante e necessário) que o patrimônio público precisa, para ofertar uma educação digna, gratuita e de qualidade.
Externo à Instituição - CLETIANE MEDEIROS COSTA DE ARAUJO
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA