PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ISABELLA SILVA ALBEFARO XAVIER

DISCENTE: ISABELLA SILVA ALBEFARO XAVIER
DATA: 06/02/2021
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/wrd-vkuw-cfv
TÍTULO: A “Cegonha Randômica” em Ação? Uma análise dos determinantes da gravidez na adolescência nos primeiros anos do século XXI no Nordeste brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Gestação na adolescência, Nordeste brasileiro, Analfabetismo, Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente trabalho pretende fazer uma análise sobre variáveis que possam estar relacionadas a gravidez na adolescência. Foram analisados os 1803 municípios dos 9 estados do Nordeste brasileiro, para os anos 2000 e 2010, a partir da coleta de dados indiretos de bancos de dados oficiais. As cinco variáveis analisadas foram 1- Número de adolescentes grávidas/população total do município; 2 - Porcentagens de mães chefes de família; 3 - Taxa de analfabetismo entre 15 e 17 anos; 4 - Gasto com saúde per capta; 5 - Porcentagem da população do município que vive em situação de extrema pobreza; 6 - População residente. Os dados foram tratados em um software de análise de dados, e seus dados distribuídos e analisados estatisticamente a partir de uma Regressão Beta. Pode-se avaliar que a taxa de analfabetismo entre 15 e 17 anos trazem maior influência na vida dessas adolescentes, pois uma vez que são analfabetas, não recebem informações por estarem fora das escolas e à margem da sociedade.
Externo ao Programa - 1073560 - CLETIANE MEDEIROS COSTA DE ARAUJO
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA