PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: CARLO ENDRIGO BUENO NUNES

DISCENTE: CARLO ENDRIGO BUENO NUNES
DATA: 31/03/2021
LOCAL: meet.google.com/ndc-vnkc-nos
TÍTULO: Gestão Pública, Embate Político e de Opinião Pública em Torno da Crise do COVID-19:Análise de Conteúdos Midiático de Março a Novembro de 2020
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19. Gestão Governamental. Opinião pública. Portais de notícias. Produção de conteúdo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: No âmbito da Gestão Governamental, dentre as diversas afetações vivenciadas pela ocorrência do estado de calamidade pública pelo SARS-CoV-2, a temática deste estudo remete à relação entre Gestão Pública, disputa política, formação de opinião pública e produção de conteúdo midiático nos portais de notícias sobre a pandemia Covid-19. A pesquisa em relação à influência da produção de conteúdo midiático na formação da opinião pública coloca em foco a Gestão Governamental para o enfrentamento à crise gerada pela pandemia, cujo objeto deste estudo diz respeito aos conteúdos midiáticos da Covid-19 disponibilizados nos portais de notícias mais acessados no Brasil (globo.com, notícias.uol e r7.com) e às pesquisas de opinião pública realizadas pelo Datafolha. O principal objetivo da pesquisa é analisar o poder de influência da mídia na opinião pública, por meio do mapeamento da produção de conteúdo dos portais de notícias sobre a pandemia pela Covid-19 e das pesquisas de opinião pública no período de março a dezembro de 2020, permitindo assim relacioná-los com as interações entre esta disputa e os atos da gestão pública federal, de forma a podermos analisá-los qualitativamente. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, cujo método empregado é do tipo pesquisa documental, de cunho descritivo, qualitativo e exploratório. De um universo de 2.859 artigos publicados nos três websites, dos quais 1.213 são produções de conteúdo sobre a pandemia, cuja amostra é composta por 33 notícias e, quanto às pesquisas de opinião pública, a busca no site do Datafolha resultou em 75 pesquisas de opinião pública realizadas pelo instituto em torno da pandemia. Os resultados obtidos apontam para o reflexo do discurso midiático na formação da opinião pública evidencia o poder influenciador da produção de conteúdo dos veículos de comunicação de massa nas pesquisas de opinião pública, atuando como agentes transformadores da opinião publicada, influenciando, diretamente, na construção do ponto de vista da sociedade sobre o tema em pauta. Podendo concluir que, nos portais de notícias, a produção de conteúdo noticioso ilustra a exposição midiática da Covid-19, cuja espetacularização vai muito além do ato de informar, estando relacionada ao processo de formar a opinião pública.
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Externo ao Programa - 1535430 - CARLOS EDUARDO CAVALCANTE