PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SIMONE DIAS DE SOUZA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE DIAS DE SOUZA OLIVEIRA
DATA: 07/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Zoom https://us02web.zoom.us/j/83649766960?pwd=YjhKcWgveENReHRYUllGakRa MHQ5Zz09
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: proposta de uma escala da concepção multidimensional da sustentabilidade
PALAVRAS-CHAVES: Educação para a sustentabilidade; dimensões da sustentabilidade; escala multidimensional; concepção da sustentabilidade; ensino superior.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O discurso da sustentabilidade é assunto recorrente nas últimas décadas no debate sobre os desafios enfrentados pela humanidade em atender a agenda dos problemas sociais e evitar a degradação ambiental. No intuito de transpor o discurso para a prática, a Educação para a Sustentabilidade (EpS) é apontada como fundamental nesse processo de formação de cidadãos visando a construção de uma sociedade sustentável. A presente pesquisa desenvolveu uma Escala da Concepção Multidimensional da Sustentabilidade (ECMS) para avaliar indivíduos ao longo de sua formação acadêmica no contexto do ensino superior, conduzida pela seguinte pergunta: Como medir a concepção multidimensional da sustentabilidade de indivíduos ao longo de sua formação? A possibilidade de acompanhar a concepção da sustentabilidade de cada indivíduo durante sua formação, que forneçam, aos professores e gestores educacionais (públicos e/ou privados), subsídios sobre o progresso em direção ao resultado pretendido, e que impulsione o gerenciamento de ações a serem incrementadas ou implementadas para reforçar a concepção individual, direcionou a necessidade de um instrumento. Para isso, a revisão integrativa da literatura apresenta o conceito multidimensional da sustentabilidade, sendo a EpS a via que articula e potencializa as dimensões para a efetividade da sustentabilidade. A construção e validação da escala foram realizadas a partir do modelo teórico proposto e de outros instrumentos identificados, permitindo a avaliação da concepção multidimensional da sustentabilidade de indivíduos em formação superior (Administração, Ciências Contábeis e Gestão Pública) de uma instituição pública federal, composta por 40 itens distribuídos nas seguintes dimensões: Social, Ambiental, Material, Econômica, Territorial, Cultural, Político-institucional, Ética e Espiritual com relação à concepção da sustentabilidade. Os dados considerados válidos obtidos com 233 respondentes, permitiram identificar índices altos de concepção entre as nove dimensões, mas quando questionados sobre a familiaridade com terminologias específicas relacionados à sustentabilidade, foi verificado menores índices, demonstrando que ações educativas precisam ser articuladas ao longo da formação dos indivíduos. Entre os resultados satisfatórios verificados nas dimensões da sustentabilidade observou maior nível para a Material e menor para a Territorial, a Espiritual e a Cultural entre os respondentes com relação à Concepção Multidimensional da Sustentabilidade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Interno - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Externo ao Programa - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
Externo à Instituição - SUZANNE ERICA NOBREGA CORREIA