PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA NASCIMENTO DA SILVA ALVES PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENA NASCIMENTO DA SILVA ALVES PONTES
DATA: 14/12/2021
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/rcz-whbc-ivc
TÍTULO: A incorporação das tecnologias de informação e comunicação na gestão das escolas brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar; Uso de Tecnologias; Educação; Diretor Escolar; TIC.
RESUMO: O profissional da educação responsável pela gestão escolar exerce um importante papel na gestão pedagógica e administrativa das escolas, inclusive no que diz respeito à integração das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no contexto escolar. Gradualmente o Ministério da Educação (MEC) tem implementado no decorrer dos anos muitos programas e ações a fim de impulsionar a utilização das TICs nas escolas, especialmente naquelas que atuam no nível de ensino da educação básica. De análise quantitativa, a pesquisa utilizará dados secundários da Edição 2020 da Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação a fim de alcançar o objetivo de analisar o relacionamento entre as dimensões do trabalho do gestor escolar propostas por Piedade e Dorotea (2021) e o perfil de uso das tecnologias de informação e comunicação na gestão das escolas brasileiras de ensino básico. Por meio de análise estatística descritiva e multivariada, o estudo buscará verificar a associação positiva entre as dimensões  da  atividade  profissional do gestor escolar brasileiro e o perfil desses agentes com relação a utilização das TICs no exercício de suas funções, analisar o perfil sociodemográfico desses atores,  identificar as atividades de uso das tecnologias dentro das dimensões propostas, levantar informações nacionais sobre o perfil de uso de TICs desses profissionais da educação e, discutir as limitações para a integração das TICs na gestão escolar. A pesquisa visa contribuir para ampliação das discussões sobre a gestão de serviços educacionais com o auxílio das TICs, tendo em vista a necessidade de avaliá-los também sob a ótica de um dos principais atores envolvidos no gerenciamento de seu fornecimento, os gestores escolares.
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Presidente - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA