PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO HENRIQUE FEITOSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO HENRIQUE FEITOSA SANTOS
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Plataforma Zoom (on-line)
TÍTULO: Educação para a sustentabilidade e práticas de gestão sustentável em escolas cidadãs em João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Sustentabilidade; Gestores escolares; Escolas Cidadãs Integrais.
RESUMO: O debate acerca da sustentabilidade tem ganhado espaço na sociedade contemporânea atrelando-se totalmente a ideia de desenvolvimento e futuro responsável para as próximas gerações. Percebe-se que, políticas, programas, ações e projetos estão sendo desenvolvidos por entidades públicas e privadas com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável em suas mais variadas dimensões, sendo a educação um dos principais facilitadores nestes processos. A Educação para Sustentabilidade é um esforço pedagógico empreendido por diferentes atores no espaço escolar na construção de uma sociedade mais justa, cidadã e democrática. Em um recorte regional, desenvolve programas e projetos que visam a promoção do desenvolvimento sustentável no âmbito escolar, dentre os quais destaca-se o Programa Escola Cidadã. Neste contexto, destacase o papel dos diretores das escolas no processo de Educação para Sustentabilidade é crucial para a promoção e implementação de mudanças quando estas estão orientadas para a sustentabilidade. Deste modo, o objetivo central deste trabalho é analisar a relação entre práticas de gestão sustentável e a Educação para a Sustentabilidade em Escolas Cidadãs Integrais de João Pessoa - PB. O caminho metodológico para alcance do objetivo geral baseia-se em uma abordagem totalmente qualitativa e de caráter interpretativista, em que o método a ser empregado é a história oral temática com aplicação de entrevistas com gestores escolares de escolas cidadãs da cidade de João Pessoa – PB.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO