PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON AZEVEDO DE MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKSON AZEVEDO DE MACÊDO
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/ckp-gqbt-ddh
TÍTULO: O Projeto Político de coalizão governante e seus efeitos nas metodologias do orçamento participativo da cidade de João Pessoa/PB (2013/2021)
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento participativo; Democracia; Gestão pública; Metodologia; Coalizões Governantes; Projeto político.
RESUMO: O orçamento participativo é uma inovação democrática na gestão que insere o cidadão comum nas discussões relacionadas às prioridades nos gastos do governo. Começa com novos ideais construídos durante a fase de redemocratização do Brasil, após seu golpe militar de 1964, levando a uma série de outras inovações democráticas trazidas pela constituição federal do país de 1988. da gestão pública não apenas nacional, mas também global, em uma variedade de modelos e estratégias, embora nos últimos 30 anos, as práticas metodológicas associadas às formas como o orçamento participativo é desenvolvido pelos governos de coalizão tenham sofrido descontinuidades e perdas gerais. Esta dissertação busca analisar as influências que essas alianças políticas tiveram nas abordagens escolhidas para desenvolver o orçamento participativo no município de João Pessoa - PB, considerando, entre 2013 e 2021, os quatro partidos políticos que o fez durante esses anos. Com o auxílio de revisões bibliográficas, análises de documentos oficiais, bem como entrevistas, busca identificar os efeitos de tais escolhas, não só para promover debates sobre a importância do orçamento participativo e suas características, mas também para contribuir para a construção de políticas públicas mais estáveis ​​e com formas consistentes de regulação.
Interno - 1424890 - ANDERSON RAFAEL BARROS DO NASCIMENTO
Presidente - 2027292 - LIZANDRA SERAFIM