PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNUN BEZERRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNUN BEZERRA DE SOUSA
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Plataforma Zoom (on-line)
TÍTULO: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA SIGNIFICATIVA: Uma compreensão da qualidade do ensino-aprendizagem no curso de bacharelado em turismo da UFPB, UFPE e UFRN
PALAVRAS-CHAVES: AVA; práticas pedagógicas; aprendizado significativo.
RESUMO: Esta dissertação visa explorar e refletir sobre processos de formação acadêmica significativa, por meio da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) no âmbito do ensino superior, e da perspectiva de discentes e docentes nos cursos de turismo ofertados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, a princípio, discorre-se sobre as mudanças de paradigmas causadas pela implementação dessas tecnologias em métodos de ensino vistos comumente na literatura como tradicionais, facilitando o acesso a matérias e conteúdos de aprendizagem, interacionismo e cooperação. No referencial teórico, discorre-se sobre as definições e elementos da perspectiva do ensino e do aprendizado, assim como o alinhamento às práticas pedagógicas na utilização dos AVA para uma educação valorativa. Finalmente, sob uma metodologia qualitativa, um estudo de caso foi construído com entrevistas semi-estruturadas abertas, as quais foram analisadas via análise do discurso.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO