PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR PRADO BORGES DO EGITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR PRADO BORGES DO EGITO
DATA: 10/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Meet: https://meet.google.com/wsh-dbed-new
TÍTULO: Advocacy dos atores não-estatais na difusão de políticas públicas: organizações internacionais e comunidades epistêmicas na adoção do instrumento de audiência de custódia pelo Brasil (1992 – 2021)
PALAVRAS-CHAVES: DIFUSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS; CONSTRUTIVISMO; ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS; COMUNIDADES EPISTÊMICAS; AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA; BRASIL.
PÁGINAS: 40
RESUMO: Na literatura de difusão de políticas públicas, uma grande dificuldade ainda é mensurar o impacto das organizações internacionais e das comunidades epistêmicas na formulação e adoção de um programa ou política pelos países. Visando contribuir para a superação dessa dificuldade do campo, o objetivo desse trabalho é a aplicação de proposta metodológica de Osório (2016) para verificar a influência de diferentes atores em um processo de difusão. A política pública selecionada foi a de Audiência de Custódia no Brasil, em virtude da comprovada participação de atores não-estatais para a adoção do instrumento, ratificado pelo país em 1992. Através do modelo de Osório (2016), realiza-se uma análise a nível nacional, regional e internacional através de indicadores específicos, acompanhada da identificação dos meios e dos mecanismos disponíveis para cada ator nas tomadas de decisão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS AURÉLIO PIMENTA DE FARIA
Presidente - 1927918 - MARCOS ALAN SHAIKHZADEH VAHDAT FERREIRA
Interno - 1743644 - THIAGO LIMA DA SILVA