PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: MAGNUN BEZERRA DE SOUSA

DISCENTE: MAGNUN BEZERRA DE SOUSA
DATA: 13/07/2022
LOCAL: Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/89321240519?pwd=k_xf5DuYC4EVk1tYglzKzNUJbgmGBE. 1
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE TURISMO DA UFPB À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: AVA; Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa; Turismo
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta dissertação visa explorar as formas pelas quais a Aprendizagem Significativa (AS) se manifestou no uso de metodologias ativas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), no bacharelado em turismo oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Seguindo caminhos qualitativos, sob uma ótica exploratória, este estudo de caso possui sua fundamentação teórica ancorada nos postulados do psicólogo estadunidense David Ausubel (1918-2008). Paralelamente, nele foram realizadas entrevistas online, do tipo semiestruturadas com docentes e um grupo focal com três discentes, todos ligados ao referido curso. O conjunto destas informações foi trabalhado, via análise de conteúdo, e os resultados observados daí sugeriram que os princípios da AS não são utilizados de forma taxativa nem entre os professores, nem nas percepções dos alunos sobre os processos de aprendizagem dos quais fazem parte. Com relação ao uso destas metodologias ativas com o apoio dos AVA, percebeuse que há uma maior inclinação, nas práticas docentes, para o desenvolvimento de propostas de ensino interacionistas, ou seja, que levem em consideração fatores ambientais e orgânicos como sendo influenciadores das formações individuais. Por fim, os dados também sugerem que a dificuldade de operacionalização docente destes ambientes virtuais poderia ser minimizada se políticas institucionais de capacitação fossem mais fortemente aplicadas.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO