PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: MARIA NEUMA PAULINO SANTOS

DISCENTE: MARIA NEUMA PAULINO SANTOS
DATA: 07/07/2022
LOCAL: Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/83280335930?pwd=AEsLN13bymVFLMaWAk8_4YpksNOxnc.1
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DA AGENDA 2030: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade; Mata da Pimenteira
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Debates sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ocasionaram, ao longo do tempo, diversas mudanças nos valores culturais e econômicos da sociedade ao passo em que as questões acerca da sustentabilidade vêm ganhando espaço no contexto educacional. No intento de demonstrar a relevância do papel da educação para construir uma sociedade sustentável, tem-se a Educação para a Sustentabilidade (EpS), contemplada em uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estes elencados pela Agenda 2030. A EpS transcende o discurso do desenvolvimento sustentável, propondo converter seus conceitos em práticas sociais, com vistas a promover a mudança de comportamento. Este estudo possui como lócus o Parque Estadual Mata da Pimenteira (doravante denominado PEMP), localizado no município de Serra Talhada-PE, tendo sido reconhecido como Unidade de Conservação Estadual em 2012. Uma vez que esta unidade possui dentre seus propósitos a promoção da educação ambiental e o incentivo a pesquisas científicas, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar as ações de EpS desenvolvidas pelo PEMP e o seu respectivo alinhamento junto ao 4º ODS - Educação de qualidade para todos. O estudo constitui-se numa abordagem qualitativa, com obtenção de dados por meio de entrevista narrativa, sendo utilizada a análise de narrativa para procedimento de análise de dados, os quais foram coletados a partir de dois agentes: Os integrantes do Conselho Gestor do Parque e os moradores do seu entorno. Entre os resultados foi percebido que as práticas educativas desenvolvidas no PEMP promoveram, ao longo dos anos, a mudança de comportamento dos moradores, podendo ser considerada como EpS. Assim, percebe-se que as ações educativas estão alinhadas ao 4º ODS - Educação de Qualidade para todos, contudo, ainda há limitações e potencialidades.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO