PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: BRUNO HENRIQUE FEITOSA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO HENRIQUE FEITOSA SANTOS
DATA: 13/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Zoom: htps://us02web.zoom.us/j/86755542194
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL EM ESCOLAS CIDADÃS EM JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Sustentabilidade; Gestores escolares; Escolas Cidadãs Integrais
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O debate acerca da sustentabilidade tem ganhado espaço na sociedade contemporânea atrelando-se totalmente a ideia de desenvolvimento e futuro responsável para as próximas gerações. Percebe-se que, políticas, programas, ações e projetos estão sendo desenvolvidos por entidades públicas e privadas com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável em suas mais variadas dimensões, sendo a educação um dos principais facilitadores nestes processos. A Educação para Sustentabilidade é um esforço pedagógico empreendido por diferentes atores no espaço escolar na construção de uma sociedade mais justa, cidadã e democrática. Em um recorte regional, desenvolve programas e projetos que visam a promoção do desenvolvimento sustentável no âmbito escolar, dentre os quais destaca-se o Programa Escola Cidadã. Neste contexto, destacase o papel dos diretores das escolas no processo de Educação para Sustentabilidade é crucial para a promoção e implementação de mudanças quando estas estão orientadas para a sustentabilidade. Deste modo, o objetivo central deste trabalho é analisar a relação entre práticas de gestão sustentável e a Educação para a Sustentabilidade em Escolas Cidadãs Integrais de João Pessoa - PB. O caminho metodológico para alcance do objetivo geral baseia-se em uma abordagem totalmente qualitativa e de caráter interpretativista, em que o método a ser empregado é a história oral temática com aplicação de entrevistas com gestores escolares de escolas cidadãs da cidade de João Pessoa – PB. Dentre as principais discussões levantadas, destacam-se a apresentação das trajetórias dos gestores e sua relação com a Educação para Sustentabilidade; a exposição das principais práticas identificadas em Escolas Cidadãs Integrais; e a relação entre o pensar sustentável e a realidade das escolas cidadãs integrais. Como desfecho, são apresentadas as principais contribuições do trabalho, os fatores limitantes e possíveis lacunas a serem preenchidas em trabalhos futuros. Além disto, é reforçado o papel dos gestores escolares das escolas cidadãs integrais na construção de uma Educação para Sustentabilidade, de modo que, compreendeu-se suas trajetórias, explicitou-se suas práticas e experiências, além de, apresentar como esses gestores pensam e desenvolvem o Desenvolvimento Sustentável em suas escolas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo ao Programa - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA