PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: HELENA NASCIMENTO DA SILVA ALVES PONTES

DISCENTE: HELENA NASCIMENTO DA SILVA ALVES PONTES
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/pxt-txwi-sio
TÍTULO: Gestão Escolar: Estado da incorporação de tecnologias de informação e comunicação na educação básica brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Diretor, Uso de TIC, Educação Básica, Dimensões de Gestão Escolar
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo analisa o estado da incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em atividades de gestão escolar da educação básica brasileira. Com este intento, o trabalho busca descrever o perfil dos diretores das escolas, averiguar a existência e frequência de discussões intraescolares sobre o uso de TICs e a participação do diretor em decisões externas sobre aquisição dessas tecnologias para a escola. Ademais, buscou-se apontar em quais dimensões de gestão escolar tem sido incorporado o uso de TICs e verificar o nível de uso de dados eletrônicos, aplicativos e redes sociais nas atividades de gestão das escolas. Utilizou-se os dados secundários da pesquisa TIC Educação 2020, cuja amostra contou com 3678 gestores de escolas públicas e particulares em atividade, localizadas em áreas urbanas e rurais e que oferecem o Ensino Fundamental e Médio, na modalidade regular. Em termos metodológicos a pesquisa se configura como quantitativa, na qual foram selecionadas variáveis métricas e não-métricas que respondessem aos objetivos do estudo a fim de serem analisadas por meio de medidas descritivas de posição, dispersão e forma, como por técnicas estatísticas de tabela cruzada, Teste qui-quadrado, coeficiente de correlação e Teste t para amostras independentes. Com predominância de gestores do sexo feminino, a amostra demonstrou uso recente e elevado de internet, porém participação mais reduzida em atividades de formação sobre o uso de tecnologias e internet. Grande parte dos gestores afirmou que se reuniu recentemente com a equipe escolar para discutir o uso de tecnologias na escola, mas um número menor afirmou participar com frequência de processos de decisão extraescolares (na rede de ensino) com relação à aquisição de TICs para o uso na escola. A amostra apresentou a incorporação de tecnologias de informação e comunicação, com mais intensidade, em atividades de gerenciamento escolar que envolvem as dimensões de Gestão da Comunicação, Gestão Administrativa e Gestão Pedagógica, especialmente no uso de dados no formato eletrônico e uso de redes sociais. Existe um alto grau de registro ou consulta de dados e informações em formato eletrônico nas escolas, especialmente quando se refere aos dados cadastrais dos alunos, exigidos geralmente no ato de matrícula, como também sua frequência e notas, informações cujo registro auxiliam no acompanhamento de resultados educacionais, abandono e evasão. Já com relação ao uso de aplicativos para telefone celular ou tablet na gestão das escolas, verificou-se que ele ainda é baixo, provavelmente porque a maioria das escolas pesquisadas declararam não possuir esse tipo de software. Em contrapartida, o nível de atividades de uso das redes sociais no gerenciamento das escolas se comportou de maneira mais elevada e equilibrada,destacando-se entre elas o envio de recados e informes para os alunos, pais e responsáveis através dessas ferramentas digitais. As análises deram indícios de que a participação recente em formação sobre o uso de tecnologias e de internet contribuiu para uma média maior do uso de dados eletrônicos, de aplicativos e de redes sociais na gestão e comunicação das escolas.
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo à Instituição - EMMANUELLE ARNAUD ALMEIDA