PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7728/7728

Notícias


Revista Gestão Organizacional (RGO - UNOCHAPECÓ) publica artigo da Egressa Joice Alves e da Prof.ª Stephanie Barboza

Artigo: Literacia na saúde da mulher à luz do marketing social

 

Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar o processo da literacia da saúde da mulher à luz do modelo ecológico de marketing social.


Método: A pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com os grupos responsáveis pela saúde da mulher em nível municipal. O primeiro corresponde ao nível upstream do marketing social, correspondente aos gestores das ações para saúde da mulher. O segundo grupo diz respeito ao nível midstream e é composto pelos profissionais de saúde envolvidos nas ações. O nível downstream é formado pelas mulheres participantes das ações

 

Principais resultados: Os resultados mostraram complicações nas estratégias de marketing adotadas para ampliação da literacia em saúde, tais como a divulgação das ações, pesquisa de satisfação e materiais informativos realizados de forma inadequada ao perfil do público-alvo, além de diagnosticar a falta de comunicação interna entre o nível upstream e o midstream, a respeito das necessidades da comunidade e do planejamento das ações.

 

Contribuições: Os gestores públicos que decidirem otimizar o sistema de campanhas e de atendimento ao cidadão deverão considerar as informações expostas nesta pesquisa para corrigir e tomar decisões assertivas sobre a saúde.  

 

Originalidade / relevância:  O estudo inova ao trazer para literatura de marketing social o debate sobre literacia da saúde da mulher, na medida em que discute ações municipais a partir da perspectiva dos diferentes atores envolvidos.

 

Para visualizar o artigo completo, clique AQUI.