PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE LEONARDO ASSIS RAMELLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE LEONARDO ASSIS RAMELLI
DATA: 01/02/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet: meet.google.com/zeu-vtwj-vci
TÍTULO: A capacidade político-relacional da gestão municipal na implementação do Programa João Pessoa Sustentável
PALAVRAS-CHAVES: Capacidades Estatais; Desenvolvimento Urbano; Implementação
RESUMO: Projetos de desenvolvimento urbano têm demandado das gestões municipais elevada capacidade técnica e relacional para que os objetivos sejam alcançados. Nesse contexto, a pesquisa propõe um estudo de caso para analisar a implementação do Programa João Pessoa Sustentável, executado pela Prefeitura Municipal e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco na análise da capacidade político-relacional da gestão local, que constituiu um arranjo institucional complexo para a implementação da política pública. No arranjo interagem atores governamentais, uma organização financeira multilateral, empresas privadas, movimentos organizados e representantes das 851 famílias que serão submetidas a um processo de reassentamento. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal analisar como o arranjo de implementação do Programa provocou a ativação (ou desativação) de capacidades político-relacionais (PIRES; GOMIDE, 2018) na gestão municipal. Desse modo, o trabalho busca contribuir com uma agenda empenhada em compreender como esses arranjos contemporâneos, construídos com base em uma ideia de governança menos hierarquizada, mais descentralizada e com distribuição de responsabilidades, impactam na capacidade de ação dos governos.
Presidente - 1224123 - MARCO ANTONIO CASTILHOS ACCO
Interno - 2027292 - LIZANDRA SERAFIM