PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7728/7728

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN MONIELLE DO VALE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN MONIELLE DO VALE SILVA
DATA: 03/02/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Plataforma Google Meet: meet.google.com/enp-zgmd-utr
TÍTULO: DE ONDE FALA A DIPLOMACIA FEMININA INDÍGENA?: As vozes de mulheres indígenas brasileiras nas Conferências das Partes (COP26 e COP27)
PALAVRAS-CHAVES: Diplomacia Feminina Indígena; Mudanças Climáticas; Conferência das Partes; Discurso do Sujeito Coletivo; Teorias Decoloniais.
PÁGINAS: 94
RESUMO: A procura por harmonizar a dinâmica do crescimento do capital com os limites dos sistemas biofísicos ascenderam os debates climáticos a nível global juntamente com a necessidade de desenvolver protocolos e acordos específicos acerca dessa temática. Esse contexto foi responsável para que as Conferências das Partes (COP), órgão de tomada de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), se configurasse como a principal negociação dentro da agenda climática internacional. Com a incidência de mulheres indígenas ganhando força nos debates referentes às alterações globais do clima, a articulação de diversas lideranças, por meio da diplomacia feminina indígena, emerge para que os seus saberes/fazeres e demandas sejam incorporados em espaços diplomáticos e discussões sobre as mudanças climáticas. Através de uma pesquisa exploratória e decolonial, as principais perguntas que movem e norteiam a investigação são: Como elas utilizam o espaço da COP para seus fins políticos? E quais os resultados dessa ação? A pesquisa tem como plano de fundo análises e entrevistas semiestruturadas realizadas na COP26, em Glasgow, na Escócia, e na COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito. Portanto, o objetivo central é entender como mulheres indígenas braisleiras, através dos seus discursos, utilizam o espaço da COP como forma de incidência. Utilizando-se do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como principal técnica de análise dos discursos das mulheres entrevistadas, este estudo pretende expressar as demandas do grupo pesquisado por meio do pensamento de coletividade. Como resultado preliminar, emergiram quatro Ideias Centrais (ICs) que serão analisadas: (1) A COP para as mulheres indígenas: espaço de alinhamentos e denúncias; (2) Das comunidades até a COP: Desafios enfrentados em espaços de tomadas de decisões climática; (3) Estratégias, articulação e incidência feminina indígena; (4) Combatendo às mudanças climáticas: A cura da terra atravessa as mulheres indígenas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1991235 - ALINE CONTTI CASTRO
Externo à Instituição - ELIANE BOROPONEPA MONZILAR
Interno - 1927918 - MARCOS ALAN SHAIKHZADEH VAHDAT FERREIRA