PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: FRANCIELY PESSOA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIELY PESSOA GOMES
DATA: 23/08/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/tuu-kdpn-ivk
TÍTULO: PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: Narrativas de professores do CCSA/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente; formação docente; práticas pedagógicas;metodologias ativas; ensino superior.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: Esta pesquisa se organiza a partir de reflexões sobre as práticas docentes no ensino superior, com o objetivo central de analisar as práticas docentes desenvolvidas pelos professores nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB). O estudo é motivado pela necessidade de compreender como os professores lidam com os desafios educacionais em um cenário de crescente exigência profissional e acadêmica. Observa-se a complexidade da docência no ensino superior, considerando as transformações sociais e a constante evolução do perfil dos estudantes. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo com uma abordagem qualitativa e dimensão exploratória. O processo metodológico envolveu a coleta de dados por meio de entrevistas narrativas realizadas com 15 docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Para a análise dos dados, foi utilizado o método de análise de narrativas, com base em categorias que emergiram dos próprios dados. Esse procedimento permitiu identificar as práticas docentes adotadas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, o que evidencia que muitos professores buscam aprimorar suas práticas por meio da formação contínua e práticas inovativas, especialmente aqueles que recebem incentivo durante a pós-graduação. Os resultados também indicam que, embora os Projetos Políticos dos cursos sejam ferramentas fundamentais para o planejamento da formação profissional desejada, há uma necessidade de maior envolvimento dos docentes em sua elaboração. Além disso, os fatores que facilitam e limitam a implementação de práticas inovativas de ensino sugerem que as instituições de ensino devem investir mais no desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo formações e ações que fomentem o aperfeiçoamento desses profissionais. E ainda, investimentos nos recursos que envolvem os espaços físicos e coletivos, além dos aspectos tecnológicos. Este estudo visa contribuir para a reflexão sobre a importância de desenvolver práticas docentes inovativas, não apenas para o exercício da profissão, mas, sobretudo, pelo impacto positivo que essas práticas podem proporcionar no processo formativo dos alunos e na construção da trajetória profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo ao Programa - null - LOURDES CANÓS DARÓS - UEV