PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDALVA COELHO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDALVA COELHO DE CARVALHO
DATA: 14/04/2020
LOCAL: Centro de Ciências Médicas
TÍTULO: Análise Crítica das Taxas de Cesarianas em um Serviço de Atenção Terciária
PALAVRAS-CHAVES: Análise; Cesarianas; Serviço de Atenção Terciária
RESUMO: As taxas de partos por via abdominal, cesarianas, no Brasil e no mundo têm aumentado de forma substancial. Vários fatores estão relacionados e considera-se como relevantes a maior concentração de gestações consideradas de alto-risco, as taxas crescentes de obesidade, em especial, nessa população, uma maior tendência à gravidez em idades mais avançadas, as preocupações médico-legais na relação médico-paciente e a cesariana a pedido da mulher1,2. Deve-se considerar, ainda, que a evolução nas técnicas cirúrgicas e anestésicas proporcionaram uma maior segurança ao momento do parto e trouxe grande contribuição para assistência materna, embora, tenham, também, influenciado essa crescente modalidade de parto2,3,4. Com tais avanços, tornou-se um procedimento seguro, de baixo risco materno e benéfico em numerosas situações obstétricas patológicas, que podem ocorrer nos períodos anteparto e intraparto. Se por um lado reduziram-se decisivamente a mortalidade materna e fetal, por outro, a segurança do procedimento tem estimulado a sua indiscriminada indicação e o progressivo aumento global nas suas taxas causando preocupação às autoridades sanitárias e à própria Organização Mundial de Saúde.
Externo ao Programa - 1082852 - AURELIANA BARBOZA DA SILVA
Interno - 337090 - CLAUDIO SERGIO MEDEIROS PAIVA