PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA LUCIA SERPA LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEILA LUCIA SERPA LEAL
DATA: 30/04/2020
LOCAL: Centro de Ciências Médicas
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DO PREENCHIMENTO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA NOS PRIMEIROS DOIS ANOS DE VIDA E A PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da criança, atenção primária a saúde, obesidade infantil, puericultura
RESUMO: Introdução: A obesidade é um problema crescente de saúde pública. As crianças seguem a mesma tendência mundial de aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade que acompanha a mudança de estilo de vida das últimas décadas. As consequências da obesidade podem surgir ainda na infância, mas se apresentam sobretudo na idade adulta, sob a forma de doenças crônicas não transmissíveis ao longo da vida, como a hipertensão arterial, aterosclerose, dislipidemias, diabetes, dentre outras, que levam ao aumento da mortalidade nessa população. A prevenção é o meio mais eficaz de combate e deve começar ainda na puericultura. No Brasil, dispomos da caderneta de saúde da criança como instrumento de registro das tendências de crescimento, ganho de peso e IMC, e seu correto preenchimento e seguimento é uma ferramenta valiosa para observação de crianças em risco de obesidade. Objetivo: O presente projeto de pesquisa objetiva descrever a qualidade do preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde da Atenção Básica e correlacionar com a prevalência da obesidade infantil em pré-escolares. Metodologia: O presente estudo terá uma orientação quantitativa, de caráter descritivo, correlacional e com delineamento transversal. Os dados da presente pesquisa serão provenientes de crianças de ambos os sexos, regularmente matriculadas em Centros de Referência em Educação Infantil (CREI’s) do município de João Pessoa-PB com idade entre 3 e 5 anos. As crianças serão avaliadas quanto a presença de sobrepeso ou obesidade a partir das variáveis antropométricas (peso, estatura, circunferência da cintura e IMC); Observaremos os registros da caderneta da criança, quanto ao número de registros antropométricos, qualificando o preenchimento das curvas disponíveis (peso por idade, comprimento por idade e IMC por idade), dos primeiros dois anos de vida da criança. Em seguida, observaremos associações entre a presença de obesidade e a qualidade do preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança nos primeiros dois anos de vida.
Externo ao Programa - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Presidente - 1295741 - ELEONORA RAMOS DE OLIVEIRA