PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NUBIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NUBIA DE OLIVEIRA
DATA: 27/01/2022
LOCAL: Videoconferência - Link https://meet.google.com/snx-pfqn-wpx
TÍTULO: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DE ORIENTAÇÕES SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS NÃO FARMACOLÓGICAS PARA A COVID-19 NA ÁREA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE- PB
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Prevenção; Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Modelo de Crenças em Saúde
RESUMO: A doença causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19) conduziu a uma grave crise global de saúde pública, com grande impacto econômico, social e político. O Projeto de Pesquisa intitulado “Percepção e Prática de Orientações Sobre Medidas Preventivas não Farmacológicas para a COVID-19 na Área de Uma Unidade Básica de Saúde de Campina Grande-PB” envolve uma amostra da população da área de abrangência de uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade de Campina Grande (PB), como recorte local de uma pesquisa multicêntrica em andamento em diversas cidades do Brasil, com envolvimento de pesquisadores de 21 universidades e instituições de pesquisa do país, sob a coordenação da Fundação Oswaldo Cruz. Este estudo multicêntrico representa um esforço de pesquisa abrangente sobre o conhecimento, consciência, percepção e resposta do público em geral no Brasil em relação às medidas não farmacológicas adotadas durante a pandemia de COVID-19. O objetivo geral deste subprojeto é verificar como a população adscrita ao território da unidade de saúde da ESF Romualdo Brito de Figueiredo, situada em um bairro da zona Sul de Campina Grande percebe e aplica as informações sobre medidas não farmacológicas de prevenção e controle da COVID-19 em suas práticas do cotidiano nos âmbitos individual, familiar e coletivo. A pesquisa é composta por duas fases: a primeira tem abordagem quantitativa com aplicação de um questionário estruturado individual a componentes de 70 famílias da referida unidade; a segunda tem abordagem qualitativa, a partir de entrevistas abertas norteada por roteiro. A coleta dos dados foi executada durante o ano de 2021 conforme cronograma da coordenação nacional do estudo multicêntrico. A análise dos dados quantitativos será feita por meio de estatística descritiva e inferencial, enquanto os dados qualitativos serão submetidos a análise de conteúdo.
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO