PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: NATASHA RIBAS DE FIGUEIREDO ORTIZ ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATASHA RIBAS DE FIGUEIREDO ORTIZ ABREU
DATA: 23/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS
TÍTULO: ORIENTAÇÕES MÉDICO-CIENTÍFICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: OS AVANÇOS E OS DESAFIOS DA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde; Conhecimento, Atitudes e Prática em Saúde; COVID-19; Estratégia Saúde da Família; Comunicação em saúde.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O contexto da pandemia do coronavírus representa o maior dos desafios sanitários da atualidade, impactando a relação das pessoas, processos de trabalho e relação do cuidado em saúde. A incidência de casos e o número de óbitos pela COVID-19 estão diretamente associados às medidas de prevenção e à maneira como elas foram incorporadas pela população no enfrentamento da doença. Sendo assim, as ações de educação em saúde junto à população para corresponsabilização no controle efetivo da pandemia são essenciais. A Estratégia de Saúde da Família mostra-se como política essencial à transposição dos desafios impostos neste período, uma vez que as características do seu processo de trabalho abarcam as diferentes necessidades de saúde da população. Esta pesquisa busca compreender os significados de prevenção e informação sobre a doença na dinâmica das vidas das pessoas em seus territórios. Tem por intuito ainda discutir os aspectos relacionados ao processo de construção, gestão e propagação da informação na Atenção Primária à Saúde acerca do coronavírus em um município do interior do Rio Grande do Norte/Brasil. Este trabalho faz parte do estudo multicêntrico proposto pela PROFSAÚDE em parceria com a FIOCRUZ, de abrangência nacional. Tendo por objetivo analisar como a população dos territórios de abrangência da APS percebe e traduz em práticas do cotidiano, nos âmbitos individual, familiar e coletivo, as medidas de prevenção e controle da COVID-19, no município de Nísia Floresta-RN. Trata-se de um estudo misto de abordagem observacional transversal, desenhado no sentido de compreender os significados de fenômenos humanos que fazem parte da realidade social dos sujeitos estudados. Diversos aspectos influenciam a percepção dos indivíduos sobre o processo saúde-doença, bem como suas práticas e medidas de cuidado à saúde. Consequentemente às diversas recomendações, a população compreendeu, interpretou e adaptou-se de diversas formas às medidas propostas, influenciando diretamente o controle e prevenção da propagação do vírus. Espera-se que as respostas obtidas por meio do estudo identifiquem potencialidades e fragilidades nesse processo de orientação, bem como beneficiem os gestores e trabalhadores em saúde, subsidiando suas ações de prevenção e controle da COVID-19 adaptadas ao contexto e necessidades locais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO
Interno - 1295741 - ELEONORA RAMOS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JULIO CESAR SCHWEICKARDT