PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE SILVA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE SILVA DE ALBUQUERQUE
DATA: 22/09/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet - Sala de Aula - Diretoria CCM
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE DE IDOSOS ATENDIDOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA APRIMORAR O USO DA CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do Idoso. Idoso. Idoso Fragilizado. Serviços de Saúde para Idosos. Vulnerabilidade em Saúde
RESUMO: Envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, bem como a independência e a qualidade de vida. As oportunidades envolvem condições socioeconômicas, suporte familiar e acesso a serviços de saúde. A vulnerabilidade da pessoa idosa é um aspecto central na determinação do envelhecimento saudável. Para lidar de maneira satisfatória com o fenômeno da vulnerabilidade é necessário que profissionais de saúde sejam capazes de identificar idosos vulneráveis em diferentes níveis de atenção à saúde e compreender suas demandas. O Brasil, e especialmente os municípios no interior do país, dispõe de informações insuficientes sobre o perfil de vulnerabilidade da sua população idosa. Tem-se neste estudo o objetivo de analisar características sociodemográficas e clínicas associadas à vulnerabilidade de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família em município do interior do Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de estudo do tipo transversal analítico retrospectivo com abordagem quantitativa, baseado em dados secundários. Será realizado no âmbito da atenção básica do município de Parnamirim, RN. Serão incluídos 1.2000 idosos atendidos no município, cujos dados estão disponíveis em banco de dados do tipo sistema web composto pelos itens disponíveis na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Deste sistema, serão extraídos dados de caracterização sociodemográfica e clínica e as informações do Vulnerable Elders Survey (VES-13), incluindo suas dimensões autopercepção da saúde, limitação física e incapacidades. A análise estatística utilizará os testes t de Student e Mann-Whitney para verificar diferenças de médias obtidas no VES-13 entre subgrupos de interesse, como idosos acima de 80 anos e com acúmulo de comorbidade. Será calculada correlação entre idade e pontuação no VES-13 por meio do teste de correlação de Pearson. Tem-se aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa por meio do CAAE nº 96595018000005537 e parecer nº 2996329.
Presidente - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO
Externo à Instituição - KENIO COSTA DE LIMA