PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE BARBOSA SOARES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE BARBOSA SOARES SILVA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS E DIFICULDADES IDENTIFICADAS NO TRATAMENTO DA SÍFILIS GESTACIONAL DURANTE O PRÉ-NATAL NA REDE DE SAÚDE EM UM MUNICIPIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE João
PALAVRAS-CHAVES: Sífilis na gestante, Atenção básica, transmissão vertical.
RESUMO: Existente há mais de 500 anos, a Sífilis é considerada um problema de saúde pública devido a sua incidência elevada. É uma doença infectocontagiosa que atinge milhares de pessoas ao ano. Apesar da facilidade atual em diagnosticar e tratar a sífilis de forma simples, ela persiste em ser uma presença epidêmica em nossa sociedade. Aproximadamente são detectados 12 milhões de casos da doença por ano em adultos, sendo cerca de 1,85% em gestantes. A Atenção primária a saúde sendo a porta de entrada do sistema de saúde desempenha um papel relevante e estratégico na prevenção e detecção precoce da sífilis. O estudo tem o objetivo de elaborar o itinerário terapêutico percorrido pelas mulheres que tiveram filhos notificados com sífilis congênita e analisar as dificuldades para o tratamento de sífilis gestacional durante o período de pré-natal na Atenção Básica de Saúde e assistência hospitalar por ocasião do parto. Método: Trata-se de um estudo observacional de caráter descritivo do tipo transversal, prospectivo e de análise qualitativa a ser realizado entre setembro de 2023 e janeiro de 2024. Os dados serão coletados através da realização de entrevista estruturada, na qual será aplicado o questionário “Itinerário diagnóstico e terapêutico de gestantes com sífilis”. A partir dessas variáveis será construído um Banco de Dados composto por histórias clínicas que serão analisadas de modo descritivo. Objetivamos que essa experiência colabore para o fortalecimento do cuidado integral às gestantes acometidas pela sífilis, qualificando as ações de promoção, tratamento e seguimento na Atenção Primaria e Secundária da Saúde, favorecendo o protagonismo das equipes de saúde e a articulação entre os pontos de atenção da rede.
Externo à Instituição - DANIELA CHAVES LRA DE VASCONCELOS
Interno - 336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA